Publicado em: 24/05/2013 08:00

É amanhã, sábado a 14ª Exposição Agroindustrial de Ibiporã

É amanhã, sábado a 14ª Exposição Agroindustrial de Ibiporã É amanhã a 14ª Exposição Agroindustrial de Ibiporã

Vem aí a 14ª Exposição Agroindustrial de Ibiporã, uma realização da Associação Cultural e Esportiva de Ibiporã (ACEI) com apoio da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com patrocínio de empresas e instituições do agronegócio local e regional.

O evento que, além de uma oportunidade comercial do agronegócio, tem muito a transmitir dos processos produtivos do meio agrícola. A 14ª Exposição Agroindustrial de Ibiporã, que acontece a cada dois anos, reserva diversas atrações entre exposição de produtos agrícolas em geral, maquinários agrícolas, além de eventos culturais.

A exposição ocorrerá no espaço do Centro de Eventos Domingos Pires Gonçalves, nos dias 25 e 26 de maio – sábado e domingo. Uma longa e vasta programação será realizada integralmente durante os dois dias, contando com diversos setores locais do meio agroindustrial.

“Muitas empresas estarão no local levando, expondo o material com o qual trabalham como tratores, implementos, haverá também produtos na área de alimentação, produção orgânica, shitaque [cogumelo], conservas, compotas, uma série de coisas”, explicou o secretário geral da Associação Cultural e Esportiva de Ibiporã (ACEI), Mauro Kondo.

Ele também ressaltou os objetivos da Exposição. “O propósito é divulgar o potencial do município [no setor agrícola] e ver como está sendo agregado o valor ao potencial que a agricultura familiar tem e o incentivo que o município dá para o pequeno empresário e produtor rural”.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Tomás Falkowski “A feira é uma oportunidade para empresários e produtores rurais se informarem e conhecerem as novas tecnologias do meio, bem como para as pessoas que vivem na cidade interagirem e terem acesso as formas de produção e funcionamento da empresa rural” informou.

Haverá oportunidades de negócios também para o setor da tecnologia, onde serão montados estandes com exposição de tratores, implementos, acessórios de maquinários e as diversas novidades que vêm para facilitar a vida do produtor.

“Também teremos orientações sobre a agricultura de precisão, que mostra como seria a cobertura de uma área conforme a necessidade do solo, fazendo a adubação certa para determinadas áreas e não como um todo”, contou Mauro Kondo.

O secretário de Cultura e Turismo, Júlio Dutra, falou sobre a participação na feira: “Nós estaremos participando com a peça Filhote de Espantalho, que tem tudo a ver com o evento, um estande com os produtos do Centro do Artesanato e outro onde estaremos explicando a participação de Ibiporã na Rota do Café. Acho que vai dar uma visibilidade, já que teremos esse diferencial, que é a cultura”, informou.

Programação

No dia 25, a abertura da feira será às 10h30, com exposição de produtos do meio agrícola, como hortifrutigranjeiros e cereais em geral – que poderão ser comercializados e retirados após o término da feira. Haverá uma apresentação de teatro com o espetáculo Filhote de Espantalho, às 19h. Em seguida, às 20h, uma orquestra de violas com o grupo São Domingos Sávio estará trazendo a identidade do campo para a feira. A programação segue até às 22h.

No dia 26, a exposição continua com exposição de produtos agrícolas em geral, das 9h às 15h. O evento contará com diversas barracas de expositores, além da participação do Centro do Artesanato de Ibiporã, que estará no local com seus trabalhos, e de praça de alimentação com comidas típicas japonesas.