Publicado em: 27/05/2013 11:51

O campo invadiu a cidade de Ibiporã neste final de semana

O campo invadiu a cidade de Ibiporã neste final de semana O campo invadiu a cidade de Ibiporã neste final de semana

“O campo invadiu a cidade” neste final de semana em Ibiporã. Assim foi o último sábado e domingo onde dois grandes eventos foram realizados com apoio da Administração Municipal. A 14ª Exposição Agroindustrial e a 3º Grande Cavalgada mostraram toda a importância econômica e cultural que o agronegócio tem em nosso município.

A 14ª Exposição Agroindustrial de Ibiporã

A 14ª Exposição Agroindustrial de Ibiporã foi realizada no Centro de Eventos Domingos Pires Gonçalves. A Associação Cultural e Esportiva de Ibiporã (ACEI) realiza a exposição com apoio da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O evento ocorre a cada dois anos e nesta edição trouxe várias oportunidades de negócios para empresários e produtores. Além de muitas atrações, o público pôde conferir de perto como está sendo agregado valor à agricultura familiar, por meio de incentivos que o município destina aos pequenos produtores rurais.

Foram montados estandes com exposição de tratores, implementos, acessórios de maquinários além de novidades que vieram para facilitar a vida do produtor. Ocorreram também diversas atrações, entre exposição de produtos agrícolas, praça de alimentação com comidas típica japonesa e apresentações culturais. Destaque para a orquestra de violas do grupo São Domingos Sávio e o espetáculo teatral "Filhote de Espantalho" da Fundação Cultural de Ibiporã.

A vice-prefeita Sandra Moya lembrou durante a abertura da Feira de como a administração tem os olhos voltados para os produtores rurais, citando as aquisições de equipamentos para o melhoramento de pontes e estradas rurais. Também pontuou a importância do trabalho da ACEI em Ibiporã e a diferença que o agricultor faz em nossa região.

"O compromisso do agricultor faz toda a diferença no crescimento de Ibiporã, analisando a época da construção da nossa igreja matriz - que foi erguida com doações de sacas de café - até os dias atuais, temos muito que agradecer ao homem do campo".

Para o prefeito José Maria, o agricultor declara o verbo resistir sempre nas horas mais difíceis, e assim continua a produzir, não pensando apenas no seu sucesso, pensa primeiramente no compromisso sagrado da sua vocação, que é de colocar o alimento na mesa da família do trabalhador.

"Que Deus ilumine o homem do campo com fé, determinação, garra, vontade e coragem, para enfrentar todas as intempéries e continuar firme a produzir o pão nosso de cada dia. A nossa administração anda lado a lado com o agricultor, atendendo dentro das nossas possibilidades, as suas necessidades, e assim fazendo com que Ibiporã cresça cada vez mais",defendeu o chefe do executivo municipal.

Estiveram presentes no evento o prefeito José Maria Ferreira, a vice Sandra Moya, o deputado estadual Gilberto Martins, a senhora Akemi Nishimori - representando o deputado federal Luis Nishimori, a presidente da câmara Mari de Sá, os vereadores Marcos da Ambulância e Lafayette Forin, além da população, patrocinadores, parceiros, representantes de sindicatos, cooperativas, imprensa, autoridades civis, militares e eclesiásticas.

3º Grande Cavalgada de Ibiporã

A cidade participou em peso da 3ª Grande Cavalgada realizada pela Comitiva 100 Juízo com apoio da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura. Mais de
mil cavaleiros e amazonas de diversos municípios da região prestigiaram o evento realizado na manhã de domingo (26), ao som dos trotes dos cavalos, berrantes e moda sertaneja.

O presidente da Comitiva, Everson Antônio Liuti, mais conhecido como Sagui, fez questão que o prefeito acompanhasse a cavalo o trajeto. Como de costume, José Maria, percorreu todo o percurso junto com as comitivas presentes. “A cavalgada resgata as tradições da nossa região, dos costumes do homem do campo, ainda muito valorizada em nossa cidade. Esse evento é uma oportunidade de preservar nossa história. Tenho grande satisfação em ver tantas mulheres, mães, filhas e filhos se divertindo com seus maridos e pais nesta manhã".

A cavalgada começou com uma benção aos cavaleiros às 10h no ponto de encontro – Jardim Cinquentenário. Com o apoio da Cavalaria da Polícia Militar do Paraná, o trajeto começou pela Avenida 19 de Dezembro e seguiu pela Avenida Dos Estudantes, Rua 1º de Maio e Avenida Santos Dumont. A partir daí o grupo se dirigiu para a Associação dos Servidores Municipais da Prefeitura, onde foi realizado um festivo almoço para os cavaleiros, amazonas e suas famílias, que durou a tarde toda.