Publicado em: 03/06/2013 11:29

Ibiporã vence o Dia do Desafio

Ibiporã vence o Dia do Desafio Ibiporã vence o Dia do Desafio

O tempo instável não desanimou os ibiporaenses que deram a sua colaboração no Dia do Desafio, realizado na última quarta-feira (29).

Ibiporã venceu a cidade de Cacocum, município da província de Holguín, em Cuba, com 56,29% de participantes contra 35,15% do município concorrente. Em 2012, Ibiporã concorreu com a cidade de Trinidad, no Uruguai. O município norte paranaense venceu a rival com 61% de participantes (29.399). "Como estava chovendo mudamos a estratégia, indo até o comércio, escolas, fábricas, órgãos públicos  para mobilizar as pessoas a praticar, pelo menos, 15 minutos de atividade física.

O resultado foi positivo. A participação da cidade na competição tem sido crescente, servindo de pontapé para incorporar a atividade física no cotidiano das pessoas", avalia a coordenadora do evento, Ângela Garcia. Além de Ibiporã, 348 municípios paranaenses participaram da edição 2013 do Dia do Desafio.

Segundo Ângela, 15 pessoas, entre estagiários e servidores na Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer realizaram uma programação especial com jogos, gincanas, aulas e caminhadas. O mau tempo impediu a caminhada com o prefeito José Maria da Prefeitura até a Praça Pio XII. Mas como a palavra de ordem era se mexer, as atividades com os servidores ocorreram no saguão. Após a malhação, houve um jogo de perguntas e respostas sobre a história de Ibiporã e o Dia do Desafio. Os vencedores ganharam brindes doados por academias da cidade.

Colaborando com o Dia do Desafio, o prefeito José Maria agradeceu a participação de todos na competição e ressaltou a concorrência saudável proposta pela atividade. "O Dia do Desafio é apenas um despertar para que a atividade física torne-se um hábito saudável em nossas vidas. Atualmente as pessoas estão vivendo mais, mas a qualidade de vida é fundamental, e a prática da atividade física é um dos fatores que contribuem para uma vida longa, prazerosa e saudável", afirmou o prefeito.

O Dia do Desafio ocorre há 18 anos no Brasil, sempre na última quarta-feira do mês de maio. Foi criado, em 1983, no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte, sediada na Alemanha. Em 2012, 51 milhões de pessoas de 3.432 cidades, espalhadas por 21 países nas Américas, envolveram-se nessa grande mobilização. Com representantes de países da América Latina, Dinamarca e do Brasil, a competição mobiliza contatos e interação entre cidades participantes.