Publicado em: 12/06/2013 14:53

ProJovem encerra primeira fase do curso de qualificação

ProJovem encerra  primeira fase do curso de qualificação ProJovem encerra primeira fase do curso de qualificação

A segunda feira (10) foi marcada por atividades diferenciadas para os jovens do Programa ProJovem Trabalhador. Já foram cumpridas 100 horas aulas da primeira etapa, denominada de Qualificação Social e Cidadã.

Atendidos por profissionais altamente qualificados, não menos jovens do que os alunos, cerca de sete instrutores "pratas da casa" encerraram seus trabalhos deixando marcas profundas na vida dos educandos, não apenas com seus conhecimentos compartilhados ao longo do percurso formativo, mas sobretudo, com seus exemplos de vida que servem de espelhos a serem seguidos.

Para coroar o trabalho a equipe preparou com muito carinho duas palestras, uma sobre prevenção ao uso de drogas e ao outra, abordando a questão ambiental. A primeira foi "Drogas, testemunho e meios de prevenção" ministrada por Túlio André Silva Gatinho, um jovem do projeto "Valorizando a Esperança", que trabalha com musicalização naquela instituição voltado à comunidade.  Além de colaborar na recuperação de jovens, Túlio ainda realiza em suas horas de folga um trabalho voluntário juntos aos detentos da delegacia de Ibiporã

Durante mais de uma hora, o palestrante fez um relato de sua experiência,  debateu com os alunos, tocou violão, aconselhou e ensinou que cabe a cada um fazer as escolhas que vão conduzir sua  vida. Alertou os presentes que,  dependendo das opções feitas em determinado momento,  o jovem  pode encontrar um caminho muito mais difícil e muitas vezes  sem volta.  Mostrou que a luta de quem cai é imensa, exige do sujeito uma força redobrada para redescobrir os valores de família e da sociedade perdidos para o sub mundo.  O palestrante contagiou a plateia com o seu magnetismo  e talento e com sua música.

Uma outra atividade muito interessante foi a  palestra ministrada pelo diretor de meio ambiente do SAMAE, Miguel Gardini. Ele é servidor público municipal, estudante de Engenharia Civil com trabalho inteiramente dedicado ao meio ambiente e também preside o Conselho Municipal do Trabalho.  Miguel apresentou os projetos dirigidos pelo SAMAE na área de meio ambiente, como a coleta seletiva, gerenciamento de resíduos e os investimentos realizados pela administração atual nesta área. Miguel iniciou mostrando a trajetória da situação do aterro sanitário de janeiro de 2009 até a presente data, e  os projetos em andamento com ênfase  em relação  a coleta de óleo de comida intitulado "Óleo pela Vida"  com o Instituto Carlos Galera e a empresa AN  ambiental. Além de demonstrar ser apaixonado pela defesa do meio ambiente, Miguel  conclamou os jovens a exercerem sua responsabilidade social e ambiental no sentido de orientar a comunidade para que tenham atitudes cidadãs  e se preocupem com o meio ambiente sustentável. "Estas ações são complementares para a formação dos jovens e vêm dar enorme contribuição para elaborar o perfil e a consciência do profissional que iremos colocar no mercado de trabalho", informou a secretária do Trabalho Lourdes Narcizo.

Nesta quarta-feira (12) os jovens iniciaram a segunda etapa do programa denominada "Qualificação Profissional", quando cada turma seguirá com suas atividades específicas em cada arco ocupacional: Madeira e Móveis (Marcenaria) - uma turma;  Têxtil e Confecções - Costura Industrial - duas turmas  e Administrativo (duas turmas).

A Secretaria do Trabalho está com inscrições abertas para mais uma turma de ProJovem na área de Beleza e Estética, com início previsto para 17 de junho. Também com 350 horas e os critérios são os mesmos dos cursos anteriores: idade de 18 a 29 anos, desempregados, com a escolaridade de ensino fundamental e, ou, ensino médio completo e incompleto e renda  familiar de até  um salário mínimo  por pessoa.

Os interessados deverão procurar a Secretaria Municipal do trabalho/Agência do trabalhador das 8h às 17hs.  Avenida Dom Pedro II - 294 - Centro.