Publicado em: 17/06/2013 08:37

Comitê Gestor da Micro e Pequena Empresa discute Programa Cidade Empreendedora

Comitê Gestor da Micro e Pequena Empresa discute Programa Cidade Empreendedora Comitê Gestor da Micro e Pequena Empresa discute Programa Cidade Empreendedora

O Comitê Gestor da Micro e Pequena Empresa de Ibiporã reuniu-se nesta quinta-feira (13), no gabinete do prefeito José Maria Ferreira, com consultores do Sebrae para discutir o Programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae/PR com o objetivo de institucionalizar o Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, também conhecido como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em vigor no Brasil desde dezembro de 2006. A lei, que está presente em 250 municípios paranaenses, visa a melhoria do ambiente para pequenos negócios, contribuindo na geração de emprego e renda.

A palestra “O Desenvolvimento Local e a Lei da Micro e Pequena Empresa” foi proferida pelo representante do programa na Regional Norte, o consultor do Sebrae, Julio Cesar dos Santos Rodrigues. Ele apresentou números sobre a relevância da micro e pequena empresa para a economia, as dificuldades enfrentadas e o que deve ser feito pelo poder público para estimular o empreendedorismo. “A transversalidade de ações é fundamental, ou seja o envolvimento da administração, entidades e empresariado para ajudar as MPEs a sobreviver e se expandir, promovendo o dinamismo econômico e a melhora da qualidade de vida da população local”, ressaltou Rodrigues.

Representando o prefeito José Maria Ferreira, a presidente do Comitê, secretária municipal do Trabalho e gerente da Agência do Trabalhador, Lourdes Narcizo, acrescentou que além de oxigenar as ações do grupo junto ao Sebrae, a reunião objetivou sensibilizar os novos membros sobre as ações desenvolvidas pelo Comitê Gestor da Micro e Pequena Empresa. “Desde 2009 o comitê, representando por entidades, poder público e empresas, tem trabalhado conjuntamente em prol do desenvolvimento econômico, social e sustentável de Ibiporã. Quanto mais capacitados estivermos para colocar em prática a legislação em favor das MPEs melhor”, argumentou Lourdes.

Participaram da reunião secretários municipais e representantes das secretarias do Trabalho e Educação, a presidente da Câmara municipal, Mari de Sá, Samae, Correios, Corpo de Bombeiros, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sicredi, Emater, Loja Maçônica, Rotary Club e Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã (Aceibi).