Publicado em: 25/06/2013 09:38

Secretaria do Trabalho oferece mais cursos de qualificação profissional

Secretaria do Trabalho oferece mais cursos de qualificação profissional Secretaria do Trabalho oferece mais cursos de qualificação profissional

A Secretaria de Municipal do Trabalho, por meio da Agência do Trabalhador de Ibiporã, disponibiliza novos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A ação é da Administração Municipal, que oferece gratuitamente 14 cursos de qualificação realizados em parceria com o SENAI, SENAC e SEST SENAT. As matrículas já estão abertas.

Criado pelo governo federal em 2011, o programa visa ampliar a oferta de capacitação em Educação Profissional Técnica de nível médio, cursos e programas de formação inicial continuada de trabalhadores, com finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade do Ensino Médio público, por meio da Educação Profissional.

Cursos

As oportunidades são para diversas áreas formando e capacitando o aluno para iniciar como profissional. Por meio do SENAI são disponibilizados cinco cursos: Pedreiro de Alvenaria, com 200 horas de carga horária e 18 vagas;Costureiro industrial, com 200 horas de carga horária e 18 vagas.

O de Pintor de Imóveis é composto de 200 horas de carga horária e 16 vagas; Também há o curso para Desenhista Mecânico, que tem 160 horas aulas e 20 vagas, além da qualificação em Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, com 200 horas aulas e 18 vagas disponíveis. Ao final do curso o aluno recebe a certificação do SENAI.

O SENAC, por sua vez, está ofertando três qualificações: Operador de Computador; Maquiador e Manicuro e Pedicuro, cada um separadamente com 200 horas aulas de duração e 20 vagas a serem ofertadas. Na conclusão do curso os alunos receberão o certificado do SENAC.

Por fim, o SEST SENAT disponibiliza seis cursos: Operador de Empilhadeira e Porteiro e Vigia, cada um com 160 horas de carga horária e 20 vagas. Os cursos de Recepcionista,Inglês Básico e Espanhol Básico possuem 160 horas aulas de duração e têm 25 vagas disponíveis cada.

Já a qualificação em Movimentação Operacional de Produtos Perigosos, mais conhecido como MOPP, tem 220 horas aulas de duração e oferece 20 vagas. Todos os concluintes nesses cursos receberão a certificação pelo SES SENAT.

O interessado em se matricular em algum dos cursos precisa estar desempregado ou recebendo o seguro desemprego. Podem participar do processo seletivo alunos que tenham cursado todo o Ensino Médio em instituição pública de ensino, ou em instituição privada com bolsa integral. E também aqueles que estejam no 2º ou 3º ano do Ensino Médio regular e os que estejam concluindo o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) em 2013.

O início das aulas ainda não foi divulgado, uma vez que há a necessidade de completar as vagas para fechar turma. Mais informações na Secretaria Municipal do Trabalho ou Agência do Trabalhador, Av Dom Pedro II, 294. Ou pelo Pronatec em Ibiporã no telefone 3178-0223.