Publicado em: 09/07/2013 15:55

Núcleo de Defesa Social agiliza atendimento às demandas sociais

Núcleo de Defesa Social agiliza atendimento às demandas sociais Núcleo de Defesa Social agiliza atendimento às demandas sociais

Desde abril a população de Ibiporã conta com um órgão dentro da Prefeitura Municipal responsável por apoiar e otimizar o atendimento aos segmentos da administração direta e indireta e, assim, agilizar as respostas às demandas sociais da população. Trata-se do Núcleo de Defesa Social (Nudes), órgão especial ligado ao gabinete do Prefeito Municipal que tem por finalidade a proteção dos bens, pessoas e serviços, instalações do município e o apoio aos segmentos da administração direta e indireta do município e demais órgãos federais e estaduais de segurança pública.

À frente do órgão está o assessor José Laurindo Petri. "A criação deste órgão foi uma iniciativa da Administração Municipal visando apoiar as secretarias e departamentos afins em defesa dos interesses da população. Temos um olhar atento aos problemas sociais", afirma Petri.

Dentre as atribuições do órgão estão contribuir para a prevenção e a diminuição da violência e da criminalidade; estabelecer relação com os órgãos de segurança estadual e federal, visando à ação integrada no Município; apoiar a Defesa Civil na prevenção e remoção de moradias e pessoas em situação de risco e coordenar, em parceria com a Divisão de Trânsito, o planejamento, a regulamentação, o gerenciamento e a fiscalização do trânsito.

De acordo com Petri, dentre as ações já realizadas pelo Núcleo de Defesa Social (Nudes) estão a parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente na poda de árvores em locais considerados críticos; a atuação junto a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Obras e Viação para a troca de lâmpadas e o suporte e orientação do sistema de videomonitoramento. "A poda das árvores otimizou o uso das câmeras de segurança, cuja visibilidade aumentou para até 500 metros. Houve uma redução considerável do tráfico e consumo de drogas, aumentando a sensação de segurança de locais como a Praça Pio XII, aponta o chefe do Nudes.

Além do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), as atividades da Defesa Civil também estão inseridas nas atribuições do Nudes. Recentemente, o órgão auxiliou no resgate e transferência das famílias moradoras da Vila Pimenta, atingidas pela cheia do Rio Tibagi.

Para a prefeita interina Sandra Moya, o Núcleo de Defesa Social vem propor medidas e atividades que visam promover a segurança da população de Ibiporã, além de agilizar a atuação em áreas estratégicas e criticas. “Já iniciamos com as câmaras de vídeo monitoramento, melhoramento da iluminação pública e otimização da Defesa Civil. A preocupação da nossa administração sempre foi com o bem estar, tranqüilidade e melhor qualidade de vida. Temos recebido um apoio importante da nossa população e precisamos estar cada vez mais juntos para enfrentar o problema com responsabilidade e comprometimento de todos os setores da sociedade, pontua Sandra Moya.