Publicado em: 29/07/2013 16:33

Secretaria do Trabalho lança pesquisa de opinião sobre cursos do Pronatec

Secretaria do Trabalho lança pesquisa de opinião sobre cursos do Pronatec Secretaria do Trabalho lança pesquisa de opinião sobre cursos do Pronatec

A Secretaria Municipal do Trabalho lançou nesta segunda-feira (29) uma pesquisa de opinião pública com o objetivo de identificar o interesse da população de Ibiporã em participar de cursos de qualificação profissional ofertados pela administração municipal através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Até o dia 14 de agosto os interessados poderão preencher os formulários e escolher três dos 23 cursos ofertados. A população será ouvida através das redes sociais, nos endereços facebook.com/trabalhoibipora, facebook.com/ibiporacidadedigital, no endereço docs.google.com/forms/d/1VB7Mvy10QWKxhYUxxlIHFuUiociP7AbtYE5maN55lJw/viewform e por meio de 19 urnas do "Fala Ibiporã" que serão distribuídas em pontos de maior circulação de pessoas, tais como escolas, unidades de saúde, Samae, Prefeitura, Agência do Trabalhador. Os cinco cursos mais votados iniciarão as aulas entre setembro e outubro e os demais ao longo de 2014. "É uma forma democrática de o cidadão escolher em que área deseja se qualificar. A administração municipal também se preocupa com a colocação dos trabalhadores no mercado e este, como outros programas municipais, são uma excelente oportunidade de os jovens se profissionalizarem gratuitamente, com alguns benefícios, e ainda realizar um trabalho autônomo, que é uma tendência de mercado", argumentou o prefeito José Maria Ferreira.

Dos 23 cursos, 11 são da área da Tecnologia da Informação (T.I), visto que se trata de uma nova ação do Pronatec que contemplou cidades que possuam o programa "Cidades Digitais", do governo federal. "Apenas oito municípios paranaenses foram contemplados, entre eles Ibiporã, com o programa "Ibiporã Cidade Digital", que implantará uma rede de fibra ótica que irá interligar 10 prédios públicos locais em uma extensão de 10 quilômetros", ressaltou a secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo. "Com os cursos do Pronatec voltados à área de T.I estamos fechando o ciclo do "Cidades Digitais" em Ibiporã. O curso não apenas moderniza a gestão e o acesso aos serviços públicos mas também busca beneficiar diretamente o cidadão, promovendo a inclusão digital desde cursos mais básicos até os que exigem maior nível de conhecimento técnico", explicou o secretário de TI da Prefeitura, Junior Aliano.

As pessoas que responderem a pesquisa estarão pré-inscritas nos cursos do Pronatec. "Por isso é importante que o trabalhador opte pelos cursos que realmente tem interesse para melhorar o seu perfil profissional", enfatizou Lourdes. Os cursos têm duração de 160 a 200 horas e os alunos não pagam nada, pelo contrário, recebem uma ajuda de custo de R$10,00 por dia para transporte e alimentação, além de uniforme e material didático-pedagógico.

Em Ibiporã, o primeiro curso do Pronatec foi ofertado em setembro de 2012 e desde então cerca de 100 pessoas se qualificaram em diferentes áreas ocupacionais (eletricista de baixa tensão, operador de computador, recepcionista e cabeleireiro auxiliar).  Outros cinco estão em andamento e mais 12 para iniciar em parceria com o SENAI, SENAC e SEST SENAT.

Os interessados em fazer um dos cursos de qualificação podem procurar a Secretaria Municipal do Trabalho e a Agência do Trabalhador, na Av. Dom Pedro II, 294, centro. Os telefones para contato são 3178-0223 e 3258-9355.

Confira a relação de cursos a serem ofertados pelo município:

1-    Administrador de redes;

2-    Pintor de Obras;