Cultura e Turismo

 

Publicado em: 28/06/2010 11:05

Ballet da Fundação Cultural na final estadual


Whatsapp

 

Ballet da Fundação Cultural na final estadual Ballet da Fundação Cultural na final estadual

 

 

O grupo juvenil da Escola de Ballet da Fundação Cultural de Ibiporã conquistou, no dia 19 de junho, em Apucarana, uma vaga para a final da Mostra Paranaense de Dança de 2010, que será realizada em Curitiba.

Promovida pela Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guairá (ABABTG), a Mostra Paranaense de Dança tem, entre seus objetivos, o intuito de revelar bons professores, coreógrafos, grupos e bailarinos. Este ano as seletivas estão acontecendo em oito municípios paranaenses.

O grupo da Escola de Ballet da Fundação Cultural de Ibiporã, composto por nove bailarinas, participou da seletiva regional em Apucarana, no Teatro Fênix e conquistou uma vaga com a coreografia \"Acqua\", de Ana Regina Capelo, que mostra um pouco o movimento dos rios, às vezes bem suave e às vezes muito brusco.

De acordo com a aluna da escola de ballet Desirée Antikievicz, 15 anos, foi muito gratificante participar da seletiva. \"É um sonho passar por uma seletiva como essa. Antes de entrarmos no palco rememoramos cada momento de trabalho em sala de aula. Nossa professora, a Ana Regina, não pôde estar presente, mas a professora Milena nos transmitiu um recado dela que dizia que ela estava muito orgulhosa de nós e de nosso trabalho. Isso nos deixou muito emocionadas e confiantes. Entramos no palco como se fosse a primeira vez que apresentávamos o \'Acqua\'\".

Já Isabella Betiati, de 11 anos, relembra a união do grupo e a alegria da conquista. \"Participar da seletiva foi muito emocionante! A gente nunca tinha participado de um festival assim, grande. Na hora da classificação ficamos bem nervosas porque a FCI foi o último nome a ser dito na classificação. E na hora que ouvimos que estávamos classificadas, comemoramos muito\", relata emocionada.

Segundo a coordenadora de Ballet da FCI, Leila Assis, participar de um evento desta magnitude é importante, pois consolida o trabalho desenvolvido na escola de ballet e motiva as alunas. \"Esta foi a primeira vez que este grupo participou de uma seletiva desta importância e vê-las classificadas é uma conquista para o Ballet de Ibiporã. Mostra que a técnica aplicada aqui está trazendo resultados positivos, e mostra também o amadurecimento do grupo. As meninas ficam mais confiantes, mais felizes, motivadas! Elas voltam transformadas\", afirma.

Foram 20 equipes inscritas e o grupo da Escola de Ballet da FCI ficou entre os seis classificados para a final. A próxima etapa é a preparação para a grande final, dias 3, 4 e 5 de setembro, no Teatro Guaíra, em Curitiba.

Estiveram em Apucarana acompanhando o grupo as professoras: Michele Moya, Milena Affonso e a coordenadora Leila Assis.