Publicado em: 27/09/2013 09:30

Ibiporã sedia “Mutirão da Cidadania” neste final semana

Ibiporã sedia “Mutirão da Cidadania” neste final semana Ibiporã sedia “Mutirão da Cidadania” neste final de semana

Ibiporã sediará um evento de grande magnitude em prol da cidadania. No sábado e domingo, das 9 às 17 horas, na Praça Pio XII, será realizada pela primeira vez uma edição do “Mutirão da Cidadania – Paraná em Ação”.

Durante dois dias a população terá acesso a uma série de serviços gratuitos num mesmo local, tais como emissão de documentos, como carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho, casamento coletivo, serviços judiciários, atendimento na área de saúde, contagem de tempo de serviço para aposentadoria e benefícios sociais, fazer inscrições nos serviços gratuitos do Governo do Estado e ainda participar de oficinas, recreação, palestras e orientações. A feira de serviços é uma ação coordenada pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná e Secretaria de Relações com a Comunidade, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ibiporã, Poder Judiciário e instituições da sociedade civil.

Além de Ibiporã, outros 10 municípios vizinhos foram convidados a participar da ação. A expectativa da coordenação do programa é que mais de 10 mil pessoas sejam atendidas no Mutirão da Cidadania. “Nosso o objetivo principal é o resgate da cidadania plena da população. Contamos com o apoio das prefeituras, do Governo Estadual e Federal, do Ministério Público, cartórios de registro civil, federações, universidades públicas e privadas, empresas e centenas de voluntários que deixam suas casas nos finais de semana e se dedicam inteiramente a esse trabalho”, disse o secretário de Relações com a Comunidade, Ubirajara Schreiber.  Desde quarta-feira (25) o secretário e uma equipe de assessores está visitando municípios vizinhos para divulgar a 11ª edição do Mutirão da Cidadania.

Segundo o coordenador do programa Paraná em Ação, Edson Luiz Arantes, Ibiporã foi escolhida para sediar a ação devido à infraestrutura, localização estratégica e interesse da Administração Municipal em apoiar a iniciativa. Mais de 40 serviços serão ofertados à população. “Onze secretarias e cerca de 200 servidores trabalharão voluntariamente no mutirão para levar uma estrutura grande, ágil e eficiente aos que buscarem atendimento. Será uma grande oportunidade de promover a cidadania e inclusão social da população por meio de uma série de serviços gratuitos”, ressalta a vice-prefeita Sandra Moya.

Confira alguns dos serviços que serão ofertados no Mutirão da Cidadania:

- Certidão de nascimento e casamento;

- CPF;

- Carteira de Identidade;

- Carteira de Trabalho

Área Jurídica

Orientação jurídica em todas as áreas:

- 2ª via da certidão de casamento e nascimento;

- confecção inicial de ações como: divórcio consensual, retificação de registro civil, dissolução e reconhecimento de união estável, alimentos, registro tardio;

- Orientações Gerais dos Serviços e Benefícios da Assistência Social;

- Atendimento no Cad_Único;

- Atendimento a Tarifa Social de Água e Energia Elétrica;

- Agendamento para o atendimento de outros serviços não disponíveis no local;

- Atendimento ao Programa Minha Casa minha Vida;

Trabalho

Sala do Empreendedor: informações sobre Micro Empreendedor Individual e formalização; Banco do Empreendedor: Orientação sobre microcrédito; Intermediação de mão de obra: atendimento aos trabalhadores para encaminhamento a vagas de emprego; Qualificação Profissional: inscrições para cursos; Programa de Orientação Profissional: confecção de currículos e orientações pontuais.

Teste de glicemia e verificação de pressão arterial;

Orientações sobre saúde bucal;

Centro do Artesanato;

Biblioteca Cidadã;

Esporte

Serão oferecidas atividades recreativas para as crianças que acompanharão os pais.

SAMAE

Atendimento quanto as reclamações de consumo de água, conserto de calçadas danificadas pelo SAMAE, falta de água, instruções sobre o sistema de coleta de lixo, fornecimento de embalagens para as coletas diferenciadas e  esclarecimento sobre qualquer dúvida sobre tratamento de água, esgoto e coleta de lixo.   - Fornecimento de água com a instalação de bebedouro.