Publicado em: 09/07/2010 15:00

Começa a limpeza para obra da Estação Ferroviária

Começa a limpeza para obra da Estação Ferroviária Começa a limpeza para obra da Estação Ferroviária

Uma grande movimentação de máquinas, caminhões e funcionários da Prefeitura, logo cedo, no pátio da antiga Estação Ferroviária de Ibiporã, marcou hoje o início dos trabalhos para a grande obra de restauração e revitalização da Ferroviária. Com a reforma e ampliação, o espaço se tornará um grande complexo histórico, cultural e social que valorizará e mudará a paisagem urbana daquela região da cidade, por onde chegaram os primeiros pioneiros de Ibiporã.

Está sendo feita uma limpeza completa do local e as máquinas deixarão todo o terreno pronto para a marcação da obra, que começará dentro de 30 dias, segundo informou hoje a prefeita interina Sandra Moya, que esteve acompanhando de perto a movimentação, juntamente com o secretário de Planejamento, Julio Dutra - autor do projeto de revitalização  e o chefe do Parque de Máquinas, Lávaro Furrrier.

\"Hoje é mais um dia histórico para Ibiporã, pois estamos iniciando uma obra que resgatará o valor histórico daquela região, que marcou a chegada dos pioneiros e por isso precisa ser preservada. E com todas as estruturas públicas que traremos para cá iremos ocupar os espaços com muita gente, projetos e novos visitantes e com isso o local terá valorização e passará a ser uma nova referência para os ibiporaenses\", afirmou entusiasmada a prefeita Sandra.

A obra conta com recursos do Ministério do Turismo (R$ 975 mil), por meio de emenda parlamentar do deputado federal André Vargas, e terá uma contrapartida da Prefeitura de R$ 391 mil), totalizando um investimento de R$ 1.366.907,85. O espaço será completado com a reurbanização já concluída da Praça Eugênio Sperandio, que fica do outro lado da BR-369 (a Avenida Mário de Menezes)

Para que a população possa saber como ficará o complexo e como serão utilizados todos os espaços históricos que foram transferidos pela Rede Ferroviária (RFFSA) à Prefeitura, a Secretaria de Cultura colocou um outdoor ilustrativo às margens da Avenida Mário de Menezes.

COMO FICARÃO OS ESPAÇOS?

- O prédio da estação será todo restaurado e mantido tal como é, pois trata-se de construção tombada pela Secretaria Estadual de Cultura e que fazia parte do patrimônio do IPHAN - Instituto do Patromônio Histórico e Artístico Nacional. Dentro dele funcionarão o Museu do Café, um espaço para exposição de objetos históricos, cafeteria e espaço para venda de souvenirs.

- Nas três casas históricas que ficam ao lado da estação funcionará um Centro de Produção para o público da Terceira Idade, atendido no Centro de Convivência dos Idosos (CCI). No local, haverá oficinas de bordado, cursos de artesanato, centro de culinária, etc.

- Nas duas casas situadas abaixo da linha férrea ficará a administração de todo o complexo e a futura sede da Secretaria de Assistência Social que, funcionando ao lado do CCI, centralizará no local todos os seus projetos e programas.

- No terreno do outro lado da estação será construído um prédio de 500 m2, que contará com auditório de 200 lugares e será a futura sede da Secretaria Municipal de Educação.

- Todas essas construções, por motivo de segurança, serão isoladas da linha férrea, por onde ainda trafegam diariamente os trens de carga da ALL. Por isso, o projeto prevê a instalação de um alambrado de 2,5m de altura ao longo da linha férrea.

- No terreno abaixo, onde funciona o CCI, a Prefeitura construirá uma piscina térmica e uma academia ao ar livre (ATI) para o pessoal da Terceira Idade. E o prédio do CCI será pintado e terá melhorias na sua cobertura.