SAMAE

Publicado em: 18/10/2013 09:34

Comitiva de Palmeira e Ibaiti visita prefeito e Samae

Comitiva de Palmeira e Ibaiti visita prefeito e Samae Comitiva de Palmeira e Ibaiti visita prefeito e Samae

Uma comitiva das cidades de Palmeira e Ibaiti esteve em Ibiporã nesta quinta-feira (17) para conhecer os serviços executados pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - Samae. Prefeitos, vice, secretários, técnicos e vereadores destes municípios foram recebidos pelo diretor presidente da autarquia, Claudio Buzeti, e pelo prefeito José Maria Ferreira.

Depois de recebidos no gabinete, José Maria os acompanhou na visita à sede do Samae para conhecer o sistema de captação e tratamento de água, esgoto e resíduos sólidos. Estes municípios têm interesse em municipalizar o sistema de água e esgoto e vieram conhecer a experiência da autarquia, modelo nacional no quesito saneamento e tratamento. "O nosso contrato com a Sanepar está vencido e Ibiporã é a segunda cidade com serviço municipalizado que visitamos. Estamos surpresos com a infraestrutura e qualidade do serviço", elogiou o prefeito de Palmeira, Edir Havrechaki. "É importante conhecerrmos a experiência de uma cidade próxima e mais ou menos do mesmo porte que a nossa que está conseguindo a universalização dos serviços de saneamento a quase toda a população", acrescentou o chefe do Executivo de Ibaiti, Roberto Regazzo.

José Maria ressaltou que Ibiporã tem um sistema vitorioso no saneamento básico, com uma autarquia gerida com recursos próprios, taxas justas, equipe enxuta e índices que chegam a 100% de imóveis atendidos com água tratada encanada e 95,2 % dos imóveis, contando zona urbana e rural, atendidos com completa rede de esgoto, incluindo coleta e tratamento adequados, além de possuir elevados índices quanto ao serviço de coleta e destinação de resíduos. "O Samae tem 97% de aprovação junto aos ibiporaenses. Isso se deve a excelência que a autarquia possui no desempenho de suas atribuições, com expansão na rede de água e esgoto e melhorias constantes dos serviços", complementou Buzeti.