Esporte

 

Publicado em: 21/10/2013 09:11

Disciplina e educação através do esporte


Whatsapp

 

Disciplina e educação através do esporte Disciplina e educação através do esporte

Além de diversão, esporte também é lazer e fonte de vida. A prática desportiva proporciona diversos benefícios para a vida das pessoas, além de aumentar a qualidade de vida dos praticantes. Apostando nisso, a administração municipal, por meio da Secretaria de Esportes, tem incentivado a prática do esporte nas mais variadas modalidades. Programas específicos nas escolas, campeonatos municipais amadores, além do apoio a atletas em competições regionais, estaduais e nacionais e, também orientação aos frequentadores das academias ao ar livre, são algumas das ações realizadas pelo governo municipal em 2013.


“Este ano foi e ainda está sendo de muito trabalho e dedicação para a Secretaria de Esportes. Procuramos oferecer o bem estar e satisfação aos munícipes, além de diversificar as atividades para que toda a população tenha a oportunidade de participar e desfrutar de uma atividade física” ressalta o secretário municipal de Esportes Jayme Lino.


O Projeto Movimento é o grande destaque das ações realizadas entre Administração Municipal e a Secretaria de Esportes. Iniciado em 2009, o projeto tem como objetivo aproximar as crianças e o esporte. Atualmente, 280 alunos das escolas municipais, entre 08 e 12 anos, participam das atividades. Os pequenos são orientados por estagiários do curso de Educação Física da UEL, Unifil e Unopar de Londrina.


Foi realizada uma pesquisa pela Secretaria de Esportes, por meio da coordenadora do Projeto Movimento, Ângela Garcia, em 2012 com alunos que participaram e outros que não participaram do projeto nos anos de 2010 e 2011. Na pesquisa foi diagnosticado que os alunos que participaram do projeto tinham coordenação motora maior do que os que não haviam participado do projeto. “É importante um bom desenvolvimento da capacidade motora e coordenação na idade correta, entre os 8 e 12 anos, porque isso não implica somente na melhora no meio esportivo, mas também no rendimento escolar, pois a evolução corporal coincide com os fatores cognitivos”, destaca Lino.


Os participantes encerram as atividades do Projeto Movimento com o Festival Movimento, que se realiza no Ginásio de Esporte Munhecão. Durante dois finais de semana as crianças participarão de uma competição com mais de 100 jogos, das diversas modalidades esportivas. No final, todos recebem uma medalha de participação. Também é servido lanche durante o festival.


Em 2010, foi implantado nas escolas o Projeto "Bom de Bola, Bom na Escola", que atende crianças de 12 a 15 anos dando continuidade ao Projeto Movimento. Atualmente, o "Bom de Bola, Bom na Escola" atende 200 alunos da rede estadual de ensino do Colégio Olavo Bilac, mas a pretensão é de integrar todos os colégios estaduais de Ibiporã. “O esporte dentro da escola estadual é a maneira que encontramos de lapidar os destaques do Projeto Movimento”, comenta Jayme.


Os estagiários e técnicos da Secretaria de Esporte também atendem os frequentadores das academias ao ar livre. Distribuídas em diversos lugares do município, as academias têm como foco os cidadãos com mais de 60 anos, entretanto, todas as pessoas podem usar. A indicação é a partir dos 12 anos.

 

Conquistas em 2013


Jogo de raciocínio, o xadrez exige muita concentração, disciplina e atenção. A modalidade foi incluída no calendário letivo das escolas integrais do município em agosto de 2013. Ministrado pelos estagiários de Educação Física, aproximadamente 280 alunos da rede pública de ensino têm aprendido o esporte. “Mesmo com pouco tempo da prática, já recebemos relatos que muitos estudantes estão mais disciplinados em sala de aula por causa do xadrez”, revela o secretário.


Outra iniciativa inédita do município, idealizado e organizado pela Secretaria de Esportes em 2013, foi a 1ª volta Eco Bike do Guarani. “Montamos uma grande estrutura, entretanto, esperávamos por volta de 100 pessoas, por não precisar fazer inscrição antecipada, foi necessário apenas comparecer ao local no dia e hora marcados. O sucesso foi muito grande e a nossa expectativa foi superada”, revela Jayme. No total, 320 ciclistas de Ibiporã e toda a região participaram da prova.


Até o final do ano, muitas atividades serão realizadas e finalizadas, pela secretaria, para que os moradores de Ibiporã aproveitam e participem como atletas ou torcida, entre elas: Campeonato Municipal de Futebol Suiço Livre, Torneio de Truco, Campeonato Citadino de Futsal (categoria de base), 5º Meeting de Xadrez e 5º Festival Movimento.


Apoio


Além destes projetos, a Secretaria de Esportes apoia outras modalidades, tais como Judô, Ginástica Rítmica, Xadrez, Atletismo, Handebol, Taekwondo, na maioria das vezes, com transporte, alimentação e inscrição nas competições. A Secretaria de Esportes também auxilia os projetos realizados com as crianças nos bairros, pelos próprios moradores, com materiais esportivos, medalhas e troféus, para a realização de torneios. “Fazemos esse trabalho para incentivar a prática esportiva”, diz Lino.


No município há também as equipes de competição, formadas pelos próprios alunos que são descobertos nos outros projetos da secretaria. Os estudantes participam das competições oficiais representando o município nas modalidades de Futsal, Basquete e Vôlei nas categorias masculino e feminino. Eles são treinados pelos técnicos da Fundação de Esporte.

 

Conquistas


Neste ano 100 atletas participaram dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), da fase regional, realizada em Arapongas. Com a segunda maior delegação do Paraná, os atletas ibiporaenses conquistaram o terceiro lugar masculino e segundo lugar feminino no basquete. No Vôlei e Futsal masculino ficaram também em terceiro lugar.


Na Liga Metropolitana de Futsal que conta com mais de 60 equipes na disputa, Ibiporã ocupou o segundo lugar na categoria sub 15.

 

2014


A fase regional dos Jogos Colegiais do Paraná e dos Jojups serão realizadas em Ibiporã no próximo ano. A expectativa é receber, nas duas expectativas, 3500 atletas de 40 municípios do estado.

 

Investimentos


Na atual gestão municipal, a Secretaria de Esportes conquistou a reforma do Ginásio de Esporte Pedro Dias, o Munhecão, a construção da cobertura da quadra da Taquara do Reino, além da construção dos Ginásios de Esporte no Jardim Éden e, no Serraia Jaciro Soares, o Jacirão. Também foi reformada a quadra do Elói Brusch. A secretaria também adquiriu uma van 0 km e um automóvel.


 

“O esporte promove a inserção social, previne doenças, disciplina e educa, além de afastar da criminalidade. Ele consegue resgatar as crianças, além de oportunizar um futuro bom”, finaliza o secretário.