SAMAE

Publicado em: 26/11/2013 16:11

Acionado novo conjunto de moto bomba do Aquífero Guarani

Acionado novo conjunto de moto bomba do Aquífero Guarani Acionado novo conjunto de moto bomba do Aquífero Guarani

O prefeito José Maria Ferreira participou na manhã desta terça-feira (26) da cerimônia de acionamento do novo conjunto de moto bomba da captação do Aquífero Guarani. O novo sistema deve auxiliar a bomba principal em caso de falha, o que evita o desabastecimento de água no município. "Com essa nova aquisição do Samae, agora caso um conjunto pare, o outro continuará a enviar a água e a população nem perceberá o ocorrido", afirmou o diretor presidente da autarquia, Claúdio Buzeti.

Buzeti comentou que quando foi inaugurada, em 2011, a Unidade de Captação do Aqüífero só contava com um conjunto de bomba principal e caso ocorresse algum problema, como aconteceu no ano passado, ele tinha que parar de funcionar completamente e a cidade poderia ficar sem receber água do poço em suas casas até que fosse solucionado.

O equipamento foi adquirido pelo valor de R$ 175 mil com recursos da autarquia, além do serviço de instalação elétrica no valor de R$ 341 mil, totalizando um investimento de R$516 mil. "Poucos municípios têm condições de adquirir esta estrutura, e o Samae conseguiu graças à sua eficiência financeira, técnica e administrativa", pontuou Buzeti. O diretor presidente aproveitou para agradecer o empenho da equipe, que mesmo com um número reduzido de colaboradores, tem se desdobrado para atender as demandas da cidade e continuar prestando um serviço de excelência, reconhecido nacionalmente.

José Maria defendeu o abastecimento contínuo. "Assegurar que o abastecimento possa ser contínuo é essencial. Porque todo o equipamento tem um momento de fragilidade, como aconteceu aqui recentemente, quando uma bomba de água falhou e até a própria fábrica reconheceu que era uma falha técnica. Essa segunda bomba é a certeza de que o município de Ibiporã irá desfrutar de uma regularidade no abastecimento de água", completou Ferreira.

O prefeito informou que a Prefeitura e o Samae estudam projetos para melhorar o abastecimento no Jardim Canadá, Dom Bosco, Lourenço Baccarin e Pedro Baise. Estes bairros sofrem periodicamente com desabastecimento, devido a fatores como distância e altitude em relação à central de abastecimento. "São intervenções pontuais, como troca de tubulação e construção de um buster (estação elevatória de água) que aumentarão a pressão e distribuição de água", explicou José Maria.

José Maria também aproveitou a oportunidade para agradecer o comprometimento do Samae em prestar um serviço de qualidade à população.

Na cerimônia também estiveram presentes o secretariado municipal, servidores do Samae e os vereadores Hugo Furrier, Lafayette Forin, Marcos da Ambulância e Orlando Ferreira.