Publicado em: 26/12/2013 10:30

Família concretiza o sonho da casa própria

Família concretiza o sonho da casa própria Família concretiza o sonho da casa própria

Rua Clemência Rosa dos Santos, 143, residencial do Programa Minha Casa Minha Vida, Jamil Sacca. Este é o endereço da dignidade, segurança e esperança de dias melhores  para a família da Dona de casa Josemari de Souza. Ela, o marido, Thiago Pires da Rosa, e os três filhos, Luiz Alexandre de Souza Sena, Paulo Henrique de Souza da Rosa e Iago Gabriel de Souza da Rosa, foram uma das 496 famílias beneficiadas com uma unidade habitacional do novo conjunto.

Vinda de Apucarana, a família reside há seis anos em uma ocupação na Vila Pimenta.  “Já moramos na casa da minha irmã e agora estamos nesta que o proprietário pediu para cuidar. Já tentamos comprar um terreno mas não tínhamos condições de quitar as parcelas”, conta Josemari. A família sobrevive da venda de material reciclável e R$280,00 do Bolsa Família, programa de transferência de renda do governo federal.

Na casa em alvenaria, de cômodos indefinidos, todos dormem no mesmo quarto. A instalação elétrica é precária e o esgoto corre a céu aberto. “Não tem como abrir fossa e o banheiro está praticamente interditado. Aqui não é lugar decente para criar uma criança”, afirma Josemari.

Para piorar a situação, a família perdeu o pouco que tinha com as fortes chuvas que atingiram o norte do estado em junho. “Só deu tempo de pegar os documentos e as crianças. Pela proximidade com o rio Tibagi sempre somos prejudicados pela enchente, mas desta vez foi pior”, relembra. Segundo a Dona de casa, depois do temporal, eles passaram a conviver com goteiras e animais perigosos, como rato, barata e aranha. “Isso aqui não é vida”, desabafa.

Por residir em área de risco, a família teve prioridade na indicação para o sorteio dos contemplados com as casas. O critério se deu por meio de determinação da Caixa Econômica Federal, principal agente financiador do programa, através de regulamentação do Ministério das Cidades do Governo Federal.

Quando assumiu como prefeito em 2009, José Maria sensibilizado pela grande demanda por casas populares em Ibiporã deu inicio a um grande trabalho com objetivo de trazer moradias a população mais carente da cidade. "Eu via a renda familiar sendo consumida pelo aluguel, às vezes até metade do salário, obrigando as pessoas a fazer bico ou muitas horas extras para completar a renda e colocar o pão na mesa, por isso uma política séria deveria ser colocada em pratica para mudar essa realidade" afirmou o prefeito.

Ainda segundo o chefe do executivo, muitos cidadãos de Ibiporã o procurava para desabafar já desacreditados pelo processo adotado na distribuição de casas populares. "O povo chegava até mim e dizia, José Maria, eu moro em Ibiporã a 20, 30 anos, já entrei por várias vezes em uma lista de casas populares e nunca recebi, além disso vi muita gente no decorrer desses anos receber a casa e vender por que não precisava”.

Diante desta realidade o prefeito José Maria reafirma com a entrega das 496 casas no conjunto Jamil Sacca, o seu compromisso em administrar com responsabilidade os investimentos em moradias na cidade. “Essa pratica antiga é fruto de uma escolha desastrada em fazer politicagem social. Agora na nossa Administração fazemos a correção desta realidade, onde a transparência prevaleceu e a necessidade foi o objetivo a ser alcançado, a necessidade das familiais é que determinou quem receberia efetivamente as casas" afirma o prefeito.

Os critérios foram definidos pelo município, conforme o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). Para este empreendimento foram selecionadas famílias com renda de até R$1.600,00. A prestação de cada casa será de no máximo R$ 80. Idosos, portadores de deficiência e mulheres chefes de família também foram priorizados.

“Achamos que seria difícil, mas reunimos logo a documentação, participamos de todas as etapas e reuniões e no dia 11 de dezembro assinamos o contrato. Hoje vou morar em uma área seca, com tudo o que a gente necessita água, esgoto, asfalto, bem iluminado, com ônibus na porta de casa, internet e arvore plantada. Finalmente realizarei o sonho da casa própria”, comemora a nova moradora.

Josemari já faz planos no novo lar. “Quero plantar umas mudinhas aqui na frente e daqui a alguns meses construir o muro. Cuidarei dela como se fosse um pedaço de mim. Alguns reclamam que as casas são pequenas, mas, na minha opinião, ela é perfeita, foi construída sob medida para a nossa família. Agora os meninos terão um quartinho só deles e poderão brincar com segurança”, comenta.

O Prefeito José Maria lembra que mais 512 casas estão sendo construídas nos Conjuntos Miguel Petri e Said Mustafá Issa, além de 242 aprovadas para uma quarta etapa, totalizando 1250 novas casas populares no projeto total por meio do Minha Casa Minha Vida.