Publicado em: 07/01/2014 15:32

Ibiporã está entre os municípios com equilíbrio entre receita e despesa

Ibiporã está entre os municípios com equilíbrio entre receita e despesa Ibiporã está entre os municípios com equilíbrio entre receita e despesa

Ibiporã é um dos 417 municípios brasileiros que mantém equilibrada a receita com as despesas. De acordo com levantamento realizado pelo Estadão Dados e calculado a partir da pesquisa do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios brasileiros de 2011, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em dezembro do ano passado, o município registrou superávit de R$32.830.402.

Nessa conta, de acordo com a metodologia do órgão, não entram apenas os gastos e impostos das prefeituras, mas também dos governos estadual e federal. Além disso, investimentos não contam como gasto público - são levados em consideração apenas as despesas de custeio, ou seja, pagamento de aposentados, transferências de renda, salário de servidores, gastos de manutenção de órgãos públicos, entre outros. Já os impostos são aqueles que incidem sobre a produção, como, por exemplo, o IPI e o ISS, já que o levantamento foi feito com base na lógica da oferta.

Segundo o levantamento, apenas 19 municípios paranaenses registraram saldo positivo entre gastos e arrecadação de impostos sobre produção. Na Região Metropolitana de Londrina (RML), Londrina (R$ 819.488.978) e Rolândia (R$ 5.071.401) também tiveram superavit em 2011.

O levantamento revela que a arrecadação total de tributos de produção no País é de R$ 612 bilhões por ano, enquanto os gastos, calculados pelo IBGE, chegam a R$ 576 bilhões. No entanto, o superavit é extremamente concentrado em apenas 7,8% das 5.292 cidades brasileiras que constam no levantamento. Todas as outras são deficitárias.

Segundo o prefeito José Maria Ferreira, o superávit aponta a ação responsável da administração para equilibrar receita e despesa. "O saldo positivo demonstra a responsabilidade do administrador com a gestão do recurso público e os investimentos trazidos para Ibiporã, como no setor industrial, para incrementar a geração de receita", analisa o prefeito.