Publicado em: 17/01/2014 14:09

Cidadãos se manifestam através da Ouvidoria Municipal

Cidadãos se manifestam através da Ouvidoria Municipal Cidadãos se manifestam através da Ouvidoria Municipal

Um canal de diálogo entre a população ibiporaense e a Prefeitura Municipal. Este é o papel da Ouvidoria Municipal - ouvir, acompanhar e responder às manifestações do cidadão e apresentar aos secretários e ao prefeito municipal as demandas apontadas pela população em relação aos serviços públicos.

Relatório apresentado pelo responsável pela Ouvidoria, Sammir Basso aponta de no período de agosto a dezembro de 2013, o órgão recebeu 871 manifestações de cidadãos através de e-mail, atendimento pessoal ou visitas e por telefone. "Embora a Ouvidoria tenha como atribuição o atendimento a reclamações, denúncias, sugestões, informações e elogios referentes aos serviços da Administração, 40,2% (351) das mensagens recebidas foram reivindicações referentes aos serviços prestados pela Administração", informa Basso.  Em seguida estão os pedidos de informação - 37,6% (328), elogios 14% (122), denúncias 4,1% (36) e sugestões 3,9% (34).

De acordo com o responsável, as demandas recebidas são encaminhadas aos setores diretamente responsáveis ou respondidas pessoalmente. "A Ouvidoria acompanha o atendimento, monitora os prazos de resposta e mantém o usuário informado", acrescenta Basso. Segundo ele, todos têm se mobilizado para atender as solicitações no menor prazo, contudo, algumas situações exigem uma avaliação técnica mais cuidadosa e demorada.

Os servidores também podem entrar em contanto com a Ouvidoria. "Ela serve também para ouvir os nossos servidores, não só a população. O órgão está à disposição para atender os servidores e, também, para levar até eles o entendimento da administração sobre algumas questões", explica Basso.

Na avaliação do responsável pela Ouvidoria, a população tem procurado cada vez mais este canal aberto da administração. "O objetivo é contribuir para o alcance da excelência da gestão na administração de Ibiporã por meio da vocalização dos anseios dos moradores em relação aos serviços públicos em Ibiporã", afirma Basso. Segundo o responsável, a criação do serviço foi uma determinação direta do prefeito José Maria Ferreira para humanizar o atendimento à população e contribuir com o processo administrativo.

Para que mais munícipes conheçam a Ouvidoria, estão sendo pensadas novas formas de divulgação do serviço. "Atualmente há 10 urnas do "Fala Ibiporã" espalhadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para que a população avalie o atendimento e encaminhe suas críticas e reivindicações", comenta Basso.

Ouvidoria Municipal de Ibiporã

Serviço: