SAMAE

Publicado em: 18/02/2014 12:14

Ibiporã tem situação privilegiada e não enfrenta racionamento de água

Ibiporã tem situação privilegiada e não enfrenta racionamento de água Ibiporã tem situação privilegiada e não enfrenta racionamento de água

Ibiporã, assim como outras cidades brasileiras, tem sofrido com o sol forte, calor intenso e a escassez de chuva. Em fevereiro, os termômetros chegaram a marcar mais de 38 graus no norte pioneiro do estado, entretanto, a sensação térmica fez parecer que estava ainda mais quente.

Além dos problemas respiratórios comuns que essas condições do tempo causam, o racionamento de água é uma das dificuldades que muitas cidades vizinhas à Ibiporã estão enfrentando nesse período.  Com o consumo elevado nessa época, e a falta de chuva, reservatórios têm encontrado dificuldade para abastecer toda a necessidade da população.

O rodízio de água é uma dificuldade que diversos municípios da região estão enfrentando, porém, é a solução que as companhias encontraram para evitar o desabastecimento dos reservatórios.

O estado de São Paulo também sofre neste período de verão brasileiro, vários municípios estão operando além do limite, com menos de 20 % de sua capacidade, a ponto de que, se não chover dentro dos próximos dias, a situação chegará a um nível alarmante para a população.

Mesmo nesta forte onda de calor e o grande consumo de água, Ibiporã é uma das poucas cidades do Brasil em que os moradores não sofrem com o racionamento de água. "Nossa cidade tem o privilégio de estar assentada sobre o Aquífero Guarani", explica o prefeito José Maria.

"Com certeza somos um dos raros municípios do Paraná que assegura o abastecimento de água nos 365 dias do ano. Entretanto, para este feito é preciso avaliar a participação da nossa administração assim como aqueles que nos antecederam e que tiveram a responsabilidade e preocupação de oferecer o fornecimento qualitativo e amplo da água que é vital", acrescenta ele.

De acordo com o prefeito José Maria, os investimentos neste serviço são permanentes. "Foram aplicados aproximadamente R$ 6,5 milhões no sistema e na adequação do mesmo. Fizemos a reestruturação do Ribeirão Jacutinga reformando todas as bombas e motores, quadro de comandos e força, também melhoramos o Aquífero Guarani colocando o segundo sistema de bombeamento que era necessário", afirma José Maria.

Apesar disso, é preciso consumir este bem natural de maneira responsável. O SAMAE alerta para que a população economize nesta estação.

"É normal devido ao calor as pessoas tomarem mais de um banho por dia ou lavar as calçadas e jogar água nos jardins para se refrescarem, mas é preciso ter cuidado. Apesar de não correr risco de falta de água devido aos investimentos realizados pela Administração Municipal e pelo SAMAE na cidade nos últimos anos, a fatura de água está chegando mais alta para os consumidores que sem perceberem acabam consumindo mais nesse período", salienta o diretor presidente do SAMAE, Claudio Buzeti.

Consumo Consciente

A cidade hoje está usufruindo aproximadamente 15 milhões de litros de água por dia. "Se dividirmos isso pela nossa população de aproximadamente 52 mil habitantes é possível identificar que está sendo consumidos 288 litros de água por habitante, diariamente. É um consumo extremamente elevado", expõe o prefeito.

Ibiporã vive essa situação de privilégio porque o sistema de água do município foi planejado e recebe altos investimentos da Administração Municipal que juntamente com o SAMAE buscam oferecer água tratada, limpa e de qualidade por preço justo.

O consumo consciente da água é fundamental para essa e futuras gerações, uma vez que esse recurso natural é vital para todo ser vivo. "Não é porque a pessoa tem o dinheiro para pagar a fatura no fim do mês junto ao SAMAE que ela pode esbanjar água. Precisamos todos conservar, usar a água sem desperdício", garante José Maria.

O diretor do SAMAE é cauteloso: "todos nós precisamos economizar e poupar água, que é um bem tão importante para nossas vidas e caso não se tome cuidado, o desperdício vai acabar pesando no bolso".

Veja abaixo algumas dicas para evitar o desperdício de água:

- Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba.

- Use a capacidade máxima da máquina na hora de lavar roupa e reutilize  esta água para lavar a calçada.

- Não brinque com a válvula do vaso sanitário

- Desligue o chuveiro para se ensaboar e reabra para se enxaguar. Evite banhos demorados.

- Coloque no copo apenas a quantidade que vai beber.

- Lave o carro com o balde.

- Molhe plantas e jardins ao entardecer ou amanhecer. Isso evita a evaporação rápida da água, utilize regador em vez de mangueira.

Fonte: (http://www.conscienciacomciencia.com.br)