Publicado em: 25/03/2014 13:09

Administração Municipal promove encontro com contadores

Administração Municipal promove encontro com contadores Administração Municipal promove encontro com contadores

O prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, juntamente com o secretário municipal de Finanças, José Aparecido Abreu, receberam nesta terça-feira (25), na Sala de Reuniões do Gabinete, os contadores da cidade para um café da manhã. O objetivo do encontro foi discutir assuntos de interesse da categoria e do município, tais como Declaração Fisco -Contábil (DFC), Imposto Territorial Rural (ITR) e imposto de renda retido na fonte em benefício às entidades municipais.

A reunião contou com a presença do auditor da Receita Estadual, José Américo, que apresentou os índices do município, e falou sobre a importância do preenchimento correto e cumprimento dos prazos de entrega da DFC. "O prazo para entrega da DFC/Ano base 2013 é até 30 de maio, e estes dados são utilizados para o cálculo do Valor Adicionado (VA) para composição do Índice de Participação dos Municípios (IPM) e na quota parte do ICMS", explicou. Segundo Américo, 25% do ICMS estadual é repassado aos municípios, sendo que 75% da composição do índice provém do Valor Adicionado. A receita prevista aproximada para este ano é de R$24.835.270.

José Maria ressaltou a importância da parceria entre administração, empresários e entidades de classe. "Embora tenhamos melhorado a arrecadação de alguns tributos e dobrado a renda per capita de 2008 para cá, o ICMS e o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que representam mais de 50% da arrecadação orçamentária da cidade, ainda deixam a desejar. A informação correta dos dados é fundamental para o fortalecimento, crescimento e desenvolvimento econômico do município", enfatizou o prefeito.

O secretário de Finanças também destacou a importância da parceria entre a administração, empresários e entidades de classe para aumentar a arrecadação municipal. "Fazemos questão de nos reunir todos os anos com os contadores para expor a situação financeira do município e ouvir suas demandas porque estes profissionais possuem relação direta com o empresariado, ajudando a movimentar a economia local. Todos ganham com esta parceria, pois os recursos são revertidos em melhorias para Ibiporã", comentou Abreu.

O secretário também reforçou a importância da campanha "Futuro da Criança", pedindo aos contadores que façam um trabalho de sensibilização junto aos clientes para que destinem parte do valor a ser pago no imposto de renda para o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) e indiquem a entidade.