Publicado em: 01/04/2014 12:24

Construção dos novos Conjuntos Habitacionais de Ibiporã está em ritmo acelerado

Construção dos novos Conjuntos Habitacionais de Ibiporã está em ritmo acelerado Construção dos novos Conjuntos Habitacionais de Ibiporã está em ritmo acelerado

Máquinas a todo o vapor, martelos que batem em ritmo frenético, tratores que não param, homens fazendo a cobertura de casas. Essa é a movimentação exposta aos olhos daqueles que passam pela região sul de Ibiporã, próximo à construção dos novos Conjuntos Habitacionais Miguel Petri e Said Mustafá Issa, cuja previsão de entrega é agosto, caso as condições climáticas sejam favoráveis.

Uma das preocupações da administração municipal é oferecer um imóvel de qualidade. "O nosso desejo é entregar mais que uma casa, um lar. Muito bem acabado, estruturado e que o cidadão possa sentir o prazer de habitar em uma moradia construída com muito respeito por ele e toda a sua família", revela o prefeito José Maria Ferreira.

"Encontramos parceiros - Caixa Econômica, por meio do Governo Federal, e a Bonora e Costa Construtora e Incorporadora, para dividir este sentimento e oferecer o melhor serviço para a população de Ibiporã", acrescenta.

Indo de encontro com a preocupação do prefeito José Maria, nas casas construídas pela Bonora e Costa Construtora e Incorporadora, de Londrina, são utilizados somente materiais de qualidade como: Gerdau, Amanco, Tigre, PVC Brasil, Fortlev e Sasazaki. Outro diferencial da construtora é o concreto que passa por um rigoroso controle de qualidade, além de oferecer garantia de cinco anos da obra.

Segundo o responsável de campo das obras da Bonora e Costa Construtora e Incorporadora, Pedro Valdir Carlos, assegura a qualidade dos serviços de encanamento. "Só usamos matérias de qualidade e depois da obra entregue, ainda fazemos questão de acompanhá-la porque buscamos oferecer o melhor serviço aos nossos clientes. Dessa maneira também melhoramos cada vez mais o nosso trabalho", esclarece ele.

Todas as 512 casas do Miguel Petri e Said Mustafá Issa contam ainda com aquecedores solares para os banheiros, fiação para antenas e linhas telefônicas instaladas, assim como várias tomadas por ambientes. "Esses aquecedores, mesmo sendo instalados apenas no chuveiro, proporcionarão economia de até 50%", afirma Carlos. "Não instalamos os aquecedores também na cozinha para não existir o problema do morador se confundir e acabar se queimando, principalmente as crianças", explica ele.

Os banheiros contam com duas torneiras e dois registros, além do misturador de água. O morador pode usar os dois estágios de água juntos, ou então optar pela água gelada ou quente.

Outro diferencial das casas são as janelas que não são fixadas diretamente nas paredes. A Bonora e Costa Construtora e Incorporadora, desenvolveu uma chapa galvanizada, que é presa nas paredes, para não ter o perigo de enferrujar. "As janelas são encaixadas com espuma expansiva que as fixam e não há o perigo de soltar. Desse modo não tem contato direto da janela com a massa aumentando a durabilidade da mesma", explica Carlos.

A administração municipal também tem todo o cuidado em relação à estruturação em torno dos novos conjuntos habitacionais de Ibiporã, que já contarão com pavimentação asfáltica, meios de transporte e mobilidade urbana, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), escola municipal e Unidade Básica de Saúde (UBS).

Pró- Infância II

O CMEI terá capacidade para atender cerca de 220 crianças e está sendo construído em uma área de 1.118,48 m², com um bloco de administração junto à entrada principal, outro bloco de serviço próximo ao estacionamento, além de pátio coberto, playground e anfiteatro. O investimento do Governo Federal foi de R$ 1.286,003,67 e a contrapartida do município de R$ 196,761,60. O Pró-Infância II atenderá as crianças dos Conjuntos Miguel Petri, Said Mustafá Issa, Azaleia, José Richa I e II, Pedro Morelli, Kaluana, Afonso Sarábia, Agenor Barduco e Jamil Sacca.

Escola Municipal

A nova escola do município contará com 2.945,00 m², divididas em 12 salas, uma quadra coberta, pátio, bloco administrativo e estacionamento. A escola atenderá em torno de 500 alunos de toda aquela região. O investimento na obra será de R$ 3.534,000,00 pelo governo federal.

Unidade Básica de Saúde

A UBS será construída de acordo com o Padrão 2 do "Programa Requalificação de Unidade Básica" do  Ministério da Saúde (MS). Este padrão de UBS acomoda no mínimo duas equipes de atenção básica. O governo federal irá investir na nova unidade de saúde de Ibiporã R$ 512 mil e se o projeto precisar de aditivo a prefeitura será responsável pelo pagamento.

De acordo com a arquiteta da Secretaria de Planejamento, Cássia Marie Kikuchi Calzavara, responsável por este projeto, a UBS seguirá o padrão estipulado pelo Ministério da Saúde, porém adequado e melhorado para a cidade. "Ainda é preciso escolher o terreno que o posto será construído, mas é possível adiantar que vai contar com cerca de 380 m²", divulga ela.