Publicado em: 24/04/2014 12:24

Últimos dias para adquirir a carteira do transporte escolar

Últimos dias para adquirir a carteira do transporte escolar Últimos dias para adquirir a carteira do transporte escolar

A Secretaria Municipal de Educação, através da Assessoria Técnica de Transporte Escolar, comunica que os alunos da Rede Municipal de Ensino que utilizam o transporte escolar mantido pela Prefeitura Municipal de Ibiporã e ainda não possuem a carteirinha de identificação deverão providenciá-la o quanto antes, pois a partir do dia 5 de maio será proibida a entrada de usuários não cadastrados nos ônibus que fazem o transporte escolar. "Segundo a instrução normativa n°006/2013, a proibição começaria em 1 de abril, mas prorrogamos o prazo porque cerca de 400 usuários ainda não apresentaram a documentação necessária para a confecção das carteirinhas", explica a secretária de Educação, Margareth Coloniezi. Cerca de 1.600 alunos utilizam o transporte escolar municipal atualmente.

A secretária ressalta que a carteirinha, além de ser um documento de identificação oficial, é importante para a segurança dos usuários. "Além de garantir que apenas as pessoas que atendem aos critérios estabelecidos pela instrução normativa sejam transportadas, evitando a superlotação dos ônibus, em caso de acidente, o documento garante que o aluno é usuário da linha", argumenta Margareth.

Segundo a instrução normativa, o transporte escolar é destinado, preferencialmente, aos alunos da Educação Básica pública, residentes na zona rural. Excepcionalmente, poderão utilizar o serviço alunos da zona urbana que, por ausência de vagas, estão matriculados em escola distante de seu local de moradia (Ensino Fundamental público - anos iniciais: 01 (um) quilômetro);  Ensino Fundamental público - anos finais e Ensino Médio: 1,5 (um e meio) quilômetros.

Para cadastramento dos usuários e confecção das carteirinhas é necessário que o aluno apresente os seguintes documentos na secretaria da instituição em que está matriculado: foto 3x4, comprovante de endereço e de matrícula. A Assessoria Técnica de Transporte Escolar analisará as listagens e as documentações recebidas, deferindo ou indeferindo os pedidos de transporte.

Mais informações na Secretaria de Educação: 3178-0393.