Publicado em: 09/05/2014 16:15

Feliz Dia das Mães!

Feliz Dia das Mães! Feliz Dia das Mães!

Nove meses esperando o filho se formar dentro do ventre e nascer, conviver com dores, cansaço, enjôos, vontade de comer combinações exóticas, inchaço nas pernas e um amor inexplicável, tudo isso faz parte da vida das gestantes. Ana Maria Pedroso é funcionária pública da Prefeitura de Ibiporã há seis anos, e já viveu essa experiência seis vezes.

Aos 42 anos, Ana Maria tem seis filhos, quatro meninos e duas meninas e afirma que é realizada como mãe. "Meus filhos são bençãos na minha vida, tudo para mim", assegura.

A primeira gravidez ocorreu quando ela tinha 21 anos. Gustavo é o primogênito. "Ser mãe é algo maravilhoso, não tem como explicar! Antes mesmo de ver o seu rostinho já sentia um amor imenso, algo único. É um amor que só se sente depois de ser mãe, é diferente de tudo" explica.

Ana Maria conta que a relação dos dois foi muito intensa mesmo trabalhando com o filho ainda pequeno. "Todo o tempo que eu tinha era para ele, sempre que possível estávamos juntos. Como eu e o pai dele não morávamos juntos esse laço se estreitou muito mais. Entretanto, mesmo não sendo casados o pai do Gustavo sempre esteve presente", esclarece.

Seis anos depois, em 2001, Ana Maria casou com o pai de seus outros cinco filhos e no mesmo ano engravidou de outro menino, Jamile Júnior. No ano seguinte nasceu Riquelme. Em 2003 chegou a primeira filha do casal, Maria Eduarda. Três anos mais tarde veio foi Carlos Eduardo e no ano de 2008 a caçula do casal chegou ao mundo, Maria Clara.

Pensando no futuro dos filhos, Ana Maria decidiu que passar em um concurso público daria estabilidade financeira para a família. Prestou concurso municipal para cozinheira da Prefeitura Municipal e foi aprovada. "Quando se tem filhos a responsabilidade é muito maior, com seis então, eu precisava dessa segurança, que no setor privado a gente não tem. Então eu me esforcei muito e fui aprovada. A prefeitura de Ibiporã é um excelente lugar para trabalhar e ajudar a população", garante.

Ana Maria é cozinheira em uma escola da rede municipal. "Gosto muito de trabalhar aqui, das pessoas e ainda tenho a oportunidade de olhar meus filhos caçulas, que estudam aqui. Além de ganhar muitos outros filhinhos, a gente 'adota' essa criançada, dá bronca, dá carinho", diz.

Assim como a música de Toquinho que diz que o "futuro é uma astronave que tentamos pilotar, não tem tempo, nem piedade, nem tem hora de chegar", a mãe garante que cobra muito que os filhos se esforcem nos estudos, porque vai fazer a diferença no futuro deles na vida adulta. "Estudar é essencial. Meu objetivo é que todos se formem, que tenham a sua profissão. Em casa um ajuda o outro nas tarefas  da escola. Tem uma que brinca de 'escolinha' sozinha; ela ensina, é aluna e decidiu que será professora", revela Ana Maria.

Ana Maria conta também que é a melhor amiga dos filhos e que conversa com eles abertamente em relação a temas específicos, como drogas, más companhias, sexo. "Eu converso com eles porque sei que vou alertá-los corretamente. Se eu explicar não vão procurar saber fora de casa, com outras pessoas", afirma. "Como somos só eles e eu, porque me separei do meu esposo, eles têm a liberdade de vir e perguntar as coisas sem constrangimento. É muito bom saber que eles confiam a mim suas dúvidas, segredos, medos e tantos outros sentimentos", acrescenta ela.

Segundo ela, a mãe é a base da família. É quem suporta as 'pancadas' da vida e está sempre aplaudindo nas vitórias. "Somos o presente, que prepara e dá todo o respaldo para o futuro dos nossos filhos. Mãe é porto seguro e aconchego, por isso eu digo, mães amem seus filhos porque somos o espelho deles. As pessoas dão o que recebem, dêem amor para eles", finaliza.

Através da história de Ana Maria, a Administração Municipal felicita a todas as mães servidoras da Prefeitura e deseja um domingo mais que especial a todas as famílias de Ibiporã. Feliz dia das mães!

Mensagem do Prefeito às mães de Ibiporã

O prefeito José Maria parabeniza a todas as mães de Ibiporã e deixa uma mensagem especial.

"Mãe

Na missão de continuar a obra da criação, Deus colocou aquela que, além de gerar, alimenta, orienta, acolhe, assiste, protege e, se preciso for, dá a vida pelo seu filho. Celebrar o dia das mães é comemorar a vida!

É a você, mãe, que dirigimos esta mensagem, com o reconhecimento de filho, pai, esposo e de homem público que vê na figura da mãe a esperança de uma sociedade melhor, mais humana e mais justa.

É graças a você que o amor e o respeito entre as pessoas resistem às mudanças e à degradação dos valores morais. Você sempre foi, é e continuará sendo o escudo e o esteio da família e da sociedade.

Por isso tudo, rendemos nossa gratidão e homenagem, neste dia, com nossa prece ao Pai Celestial, para que sempre a proteja e a conserve com a paz e felicidade que tanto merece."

José Maria Ferreira, Prefeito de Ibiporã.