Publicado em: 03/07/2014 16:50

Sorteio eletrônico define casas para os contemplados do Miguel Petri

Sorteio eletrônico define casas para os contemplados do Miguel Petri Sorteio eletrônico define casas para os contemplados do Miguel Petri

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, em conjunto com a Caixa Econômica Federal, realizou nesta quarta-feira (02), no Cine Teatro Padre José Zanelli, a audiência pública de definição das unidades habitacionais para os classificados do sorteio, ocorrido em 7 de maio, para o Conjunto Habitacional Miguel Petri, empreendimento do governo federal, através do programa "Minha Casa Minha Vida". As 256 famílias contempladas se informaram sobre a quadra e o lote em que suas casas estão localizadas.

Participaram da solenidade o prefeito José Maria Ferreira, a vice, Sandra Moya, vereadores, secretários municipais e representantes da Caixa Econômica Federal, GIHAB de Alienação de Bens Móveis e Imóveis, construtora Bonora, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e José Laurindo Petri, filho de Miguel Petri, pioneiro que dá nome ao empreendimento.

Antes de iniciar as atividades, o gerente regional da Caixa, Olides Millezi Junior, ressaltou a parceria com o município e a construtora Bonora, responsável pela edificação do empreendimento, para viabilização do programa. "É uma satisfação para a Caixa participar novamente deste processo para concretização do sonho da casa própria para estas 256 famílias. Mesmo com um número menor de habitantes, Ibiporã foi contemplada na segunda fase do programa graças ao crescimento do município e comprometimento da administração em viabilizar moradia digna aos cidadãos. Quase R$70 milhões estão sendo investidos em Ibiporã na construção de mais de 1000 residências, privilegiando as famílias mais necessitadas e gerando emprego e renda para a cidade", pontuou Junior.

Agradecendo a presença de todos, José Maria destacou o empenho dos parceiros para o cumprimento dos prazos e regras estabelecidos pela Caixa, garantindo a total lisura e transparência do processo, garantindo um imóvel de qualidade a quem realmente necessita. "Sou grato à Bonora, à Caixa Econômica, e especialmente à minha equipe, tendo à frente a secretária Ana Cláudia, da Assistência Social, que tem se empenhado em assegurar a legitimidade do processo, dando publicidade a todas as etapas, não só em cumprimento à lei, mas pelo compromisso moral que assumimos com a população de somente destinar casa a quem precisa", assegurou o prefeito. "A população do Jamil Sacca (496 casas entregues em dezembro de 2013), Miguel Petri e Said Mustafá Issa (512 residências a serem entregues em agosto) será maior que mais de 50% das cidades paranaenses. De fato, a região transforma-se em uma nova cidade, que terá toda a infraestrutura, como asfalto, iluminação pública, escola, creche e unidade de saúde", comentou o prefeito.

A vice Sandra Moya agradeceu a parceria com o governo federal e o apoio do deputado federal André Vargas para incluir Ibiporã no "Minha Casa Minha Vida". "Se estamos aqui hoje comemorando este momento com vocês é porque houve uma longa caminhada e muito esforço, seriedade e comprometimento de várias pessoas. Estamos muito felizes em participar de mais esta etapa do processo rumo à concretização de um sonho que significa a conquista de mais dignidade, respeito e qualidade de vida", expôs Sandra Moya.

Após palestra de esclarecimento sobre o programa, regras do contrato, parcelamento e condições de uso do imóvel, foi realizado o sorteio eletrônico das unidades, que ocorreu de forma aleatória e em três etapas (1° - portadores de deficiência, 2° - idosos, 3° - demais contemplados), conforme critérios estabelecidos pelo Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). Os contemplados assinaram a documentação e agendaram a vistoria da casa.

Aposentada por invalidez, Jaciara Maluf está ansiosa para conhecer o novo lar. "Atualmente moro com o meu irmão e estava confiante que seria sorteada porque pedi muito a Deus que realizasse o sonho de ter o meu teto. Vou para lá com a minha mãe e estou cheia de planos para esta nova etapa da minha vida", confessou.

A construção das casas do Miguel Petri teve início em 28 de março de 213. Em fase final das obras, o empreendimento será entregue aos moradores com toda a infraestrutura, de meio fio, galeria de água pluvial, asfalto, iluminação pública, escola do 1° ao 5° ano, creche nas proximidades e com projeto já definido de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A prestação da casa não será maior que R$ 80 por mês, ou seja, 5% do valor da renda bruta familiar.

Nessa mesma região já foram entregues no ano passado, 496 casas do conjunto Jamil Sacca e estão em construção mais 256 no conjunto Said Mustapha Issa. A região transforma-se muito rapidamente em uma nova cidade, pois também está sendo projetada a construção de um supermercado numa área de mais de 5000 metros quadrados, afirmou o Executivo Municipal.