Publicado em: 08/07/2014 09:07

Obras municipais são alvo de vandalismo

Obras municipais são alvo de vandalismo Obras municipais são alvo de vandalismo

A Administração Municipal está trabalhando em diversas obras pela cidade, como os conjuntos habitacionais Miguel Petri, Said Mustafá Issa, construção do novo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), no Residencial Terra Bonita, reforma e construção de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), entre tantas outras benfeitorias.

A população cobra da Administração Municipal progresso para a cidade, reivindicam direitos, entretanto, algumas vezes, deixam de cumprir deveres como cidadãos. Muitas obras em andamento têm sofrido com ações de vandalismo, sendo saqueadas, quebradas, pichadas, usadas inapropriadamente como sanitários entre outros.

Um exemplo é a quadra do Conjunto Afonso Sarábia. Para dar mais segurança as pessoas que passarem pelas ruas no entorno da quadra, foi construída uma mureta de contenção com blocos de concreto. O serviço que era para ser finalizado em duas semanas levou um mês, por causa do vandalismo.

"As pessoas vêm aqui na quadra e levam areia, pedra, cimento... até a grama já levaram. Além disso, quebraram diversas vezes  a mureta que está sendo construída", cita o gerente da CR Inácio Construções Ltda, construtora responsável pelo muro de contenção, Roberto Tardiole.

Os vestígios da degradação ainda podem ser vistos na quadra. Cadeira, vassoura e os próprios blocos foram usados para quebrar a mureta. "É muito triste isso. Todos os dias chegamos aqui e há 40, 50 blocos destruídos. A obra que era para estar finalizada há duas semanas estamos concluindo 15 dias depois", afirma o pedreiro Edilson Gino.

"Não conseguimos entender por que as pessoas estão fazendo isso. Estamos trabalhando para oferecer mais um espaço de lazer para os cidadãos se divertirem e estão destruindo", expõe o engenheiro civil da secretaria de Planejamento e fiscal da obra, Luciano Pansardi Ouro. A construtora finalizou o trabalho na última sexta-feira (04).

Outro bem público que está sofrendo com ações de vandalismo é a Academia da Terceira Idade (ATI) do Jardim Santa Paula. Na última semana o Secretário de Obras e Viação, Alexandre Casagrande, e o Ouvidor Municipal, Sammir Basso, reuniram-se com moradores do bairro. Três aparelhos da academia foram quebrados e a população alerta que a praça tem sido usada nas madrugadas por usuários de entorpecentes.

"Vamos arrumar os aparelhos e colocá-los novamente na academia. Em comum acordo com os moradores, essa ação será uma nova oportunidade de desfrutarem de um espaço para a prática de atividade física. Caso o vandalismo continue, a academia será desativada", adiantou o secretário.

Para o prefeito José Maria, além de crime, o vandalismo prejudica toda a população. "Construímos creches, postos de saúde e ampliamos expressamente todos os serviços prestados pela Administração Municipal. Porém, quando nos deparamos com uma situação de vandalismo, percebemos que, por muitas vezes, uma parcela da população se ausenta dos seus deveres, que é de zelar, cuidar, fiscalizar e melhorar os espaços públicos, que são de todos, prejudicando assim toda a sociedade", pontua José Maria.

Os munícipes que presenciarem ações de vandalismo devem comunicar a Polícia Militar através do 190 e também a Ouvidoria Municipal pelos telefones: 3178-8406 / 8455-2823 ou pelo e-mail: [email protected]. Vandalismo é crime e pode acarretar em pena de até seis meses ou então multa. Seja cidadão e cuide do patrimônio público.