Publicado em: 09/07/2014 09:01

Ibiporã participa da 3ª Conferência Estadual de Economia Solidária

Ibiporã participa da 3ª Conferência Estadual de Economia Solidária Ibiporã participa da 3ª Conferência Estadual de Economia Solidária

Aconteceu nos últimos dias 04 e 05 deste mês, na Associação do Banestado, em Praia do Leste, a 3ª Conferência Estadual de Economia Solidária (COESOL). Este evento contou com a presença dos técnicos da Superintendência da Regional do Trabalho e Emprego do Paraná (SRTR/PR), Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETS) e mais de 200 delegados eleitos nas etapas regionais de Curitiba, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Londrina e Maringá, representando entidades de apoio, empreendimentos solidários e poder público.

O tema debatido na conferência foi "Construindo um Plano Nacional de Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa". Durante o evento foram discutidas e escolhidas 10 propostas que serão encaminhadas para a etapa nacional. Essas diretrizes temáticas irão subsidiar a formulação dos planos municipais, territoriais e estadual que são: Produção, comercialização e consumo; Financiamento: crédito e finanças solidárias; Conhecimentos: educação, formação e assessoramento; e Ambiente Institucional: legislação e integração de políticas públicas. As propostas serão apresentadas na 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária que acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de dezembro em Brasília.Durante a 3ª COESOL foram escolhidos os 56 representantes, sendo 14 do poder público, 14 da entidade de apoio e 28 dos empreendimentos solidários que irão para Brasília defender as propostas escolhidas pelos paranaenses envolvidos com a construção da política nacional de Economia Solidária.A Secretária Municipal do Trabalho, Emprego e Economia Solidária de

Ibiporã, Lourdes Aparecida da Silva Narcizo, e a Coordenadora da Divisão de Economia Solidária, Ana Claudia Figueira Ribeiro, participaram deste evento e ambas foram escolhidas com mais 12 titulares para representar o poder público no Estado do Paraná na 3ª Conferência Nacional.A 3ª COESOL teve como objetivos específicos promover a elaboração de um plano estadual de desenvolvimento da economia solidária, oferecer subsídios para o plano nacional de economia solidária que serão debatidos e eleger delegados e delegadas. Além da conclusão dos trabalhos, o encerramento teve apresentação cultural do grupo de dança afro-brasileira Kanaambo e a transmissão do jogo da seleção brasileira na Copa do mundo.