Publicado em: 14/07/2014 15:56

Agência Itinerante vai aos bairros para facilitar acesso ao emprego

Agência Itinerante vai aos bairros para facilitar acesso ao emprego Agência Itinerante vai aos bairros para facilitar acesso ao emprego

Quarenta e quatro pessoas foram atendidas no lançamento da Agência Itinerante, projeto inédito e inovador da Administração Municipal, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda e Agência do Trabalhador de Ibiporã. O objetivo da ação é descentralizar as atividades da secretaria, permitindo aos moradores dos bairros mais afastados da cidade o acesso às vagas de emprego. "A ideia do projeto surgiu da equipe da secretaria após elaborar um plano de ação para melhorar a eficiência de nosso serviço. Há uma faixa da população excluída do mercado de trabalho devido à qualificação, faixa etária e gênero. Com esta iniciativa, objetivamos democratizar as nossas políticas públicas de trabalho, emprego e renda", explica a secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo.

Na semana passada o atendimento foi realizado na Taquara do Reino e na Escola Municipal Prefeito Alberto Spiaci (Caic), na Vila Esperança. Além de encaminhamento para as vagas de emprego, os trabalhadores puderam se inscrever nos cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), oficinas de empregabilidade e programa de microcrédito.

Na Taquara do Reino, os candidatos às vagas para o setor agroindustrial já eram entrevistados por representantes das empresas, graças a uma parceria com a Labor. Somente na sexta-feira (11), dia em que a Agência do Trabalhador foi até o Caic, 148 vagas de emprego, de diferentes áreas e graus de escolaridade, foram ofertadas aos interessados, sendo 18 para pessoas com deficiência. A faxineira Alaíde Gonçalves da Silva, moradora do Conjunto Afonso Sarábia, saiu com três cartas de encaminhamento para entrevista. "Fiquei sabendo da iniciativa pelo carro de som da secretaria e vim a pé até aqui. Foi muito bom. Meu sonho é ser registrada e acho que optarei pela vaga de cuidadora de idosos porque gosto do serviço e tenho experiência. Estou muito feliz. Parabéns à Prefeitura pela iniciativa", comenta Alaíde.

Segundo Lourdes Narcizo, a ideia é que a Agência Itinerante seja levada a várias regiões da cidade. "A Administração Municipal de Ibiporã tem investido fortemente em favor da população trabalhadora, através de um amplo programa de qualificação e capacitação profissional, ações voltadas ao empreendedorismo e o financiamento do desenvolvimento local. Queremos chegar a bairros mais populosos e distantes do Centro. Firmamos parcerias com as empresas e muitas vagas serão oferecidas a cada ação da Agência Itinerante, facilitando o acesso ao emprego", esclarece a secretária.