Publicado em: 15/07/2014 10:43

Avenida Prudente de Morais será recapeada com CBUQ

Avenida Prudente de Morais será recapeada com CBUQ Avenida Prudente de Morais será recapeada com CBUQ

Mais uma etapa do projeto de melhoria asfáltica de Ibiporã será iniciada nos próximos dias. O prefeito José Maria assinou a ordem de recapeamento da Avenida Prudente Morais com Concreto Asfáltico Usinado a Quente (CBUQ) de três centímetros, na última sexta-feira (11). O serviço será realizado em parceria com o governo federal, que investiu R$91.007,83 e a contrapartida municipal foi de R$25.371,56.

A KRB Construra de Obras Ltda, de Londrina, é responsável por executar o serviço nos 5.274,86 m² que receberão as melhorias no pavimento. A intenção da administração municipal é iniciar o recape ainda esta semana, entretanto, a documentação será enviada à Caixa Econômica e precisa ser aprovada. “Assim que a Caixa responder, será iniciado o recapeamento”, explica a engenheira civil da Secretaria de Obras e fiscal desse serviço, Gimeri Calsavara.

Segundo o prefeito José Maria, 400 mil m² serão recapeados até 2016. Os recursos investidos são expressivos, e proporcionarão um bom piso em Ibiporã, melhorando as condições de tráfego por muitos anos. “Esta nossa conduta enxerga a Ibiporã do presente e preserva a Ibiporã do futuro. Um exemplo disso é a Avenida Santos Dumont e Paraná, que em 92 fizemos o asfalto com esse material e agora, 22 anos depois elas começam apresentar necessidade de retoque. Esses recapes são pra durar tanto quanto, pelo menos 20 anos”, revela o Prefeito.

O tráfego de Ibiporã sempre esteve em pauta na atual gestão, tanto que a administração municipal disponibiliza uma equipe permanente só para a manutenção das ruas da cidade. Conforme a Secretaria de Obras, em média, são feitas manutenções em1200 m² de asfalto mensalmente no município. “Com esse investimento, os futuros prefeitos não vão precisar se preocupar em tapar buraco, porque as vias secundárias estão sendo microrrevestidas a frio com emulsão modificada por polímetro, de 8 milímetros e é para durar pelo menos dez anos”, expõe José Maria.

Entretanto, para durar tanto tempo é preciso que todos fiquem atentos e tenham responsabilidade com o asfalto. “Masseira  de obra no pavimento não é condizente, porque a massa gruda no piche e quando se solta, o piche também se solta, deteriorando o asfalto. Os buracos são consequência”, esclarece o Prefeito.