Publicado em: 07/08/2014 09:18

R20 Discute Logística Reversa de Pneus e Lâmpadas Fluorescentes no Paraná

R20 Discute Logística Reversa de Pneus e Lâmpadas Fluorescentes no Paraná R20 Discute Logística Reversa de Pneus e Lâmpadas Fluorescentes no Paraná

Representantes das Secretarias e Departamentos de Meio Ambiente de Ibiporã e mais 44 municípios paranaenses, que correspondem as 20 microrregiões do estado, reuniram-se em Curitiba durante os dias 29 e 30 de julho, para a reunião bimestral do Grupo R20, que foi criado com o intuito de discutir as questões de destinação de resíduos sólidos no Paraná em atendimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos regulamentada pela Lei 12.305/2010.

Durante a reunião foi discutida a logística reversa de pneus inservíveis e lâmpadas fluorescentes. De acordo com um levantamento feito por integrantes do R20, em 93 municípios do estado, foi diagnosticado que há nestas cidades cerca de 93 mil pneus e quase um milhão de lâmpadas estocadas. Resíduos, esses, que não devem ser dispostos inadequadamente devido ao seu potencial de degradação ambiental.

Para a discussão em relação aos pneus foram convidados para a reunião representantes da Reciclanip (entidade criada pelas maiores fabricantes para destinação pós-consumo de pneus inservíveis), Xibiu (empresa coletora e recicladora de pneus contratada pela Reciclanip) e Votorantim (grande consumidora de pneus inservíveis em seu processo industrial).

O grupo R20 expôs aos representantes das empresas o panorama desse tipo de resíduo nos municípios e algumas dificuldades pela frequência de coleta não estar dando vazão à grande quantidade de pneus estocados. Também foi manifestada pelo grupo, a preocupação quanto à utilização de pneus moídos provindos de outros estados, o que poderia agravar ainda mais a questão.

Os representantes das empresas demonstraram interesse em sanar os problemas apontados pelos municípios e deram garantia de que cumprirão o termo de compromisso firmado. Também afirmaram que os pneus moídos trazidos de outros estados não prejudicarão a logística reversa dos pneus inservíveis no Paraná, pois a demanda por essa matéria-prima, principalmente pelas indústrias de cimento tem aumentado bastante.

Quanto as lâmpadas fluorescentes, foram convidados os representantes da Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação (ABilumi) e  da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (ABILUX). As companhias apresentaram alguns pontos do acordo setorial feito entre o setor de lâmpadas e o Ministério do Meio Ambiente, que está aprovado e passará por consulta pública nos próximos dias, mas ainda é desconhecido o teor desse acordo. Na reunião foi firmado que o grupo R20 fará uma equipe de trabalho para acompanhar o desenvolvimento da logística reversa de lâmpadas no estado.

Vale ressaltar que a responsabilidade compartilhada define que os resíduos da logística reversa, como pneus e lâmpadas, não podem ser coletados e destinados pelo poder público. Cada um é responsável pela sua destinação correta. Os consumidores devem devolver o produto depois do uso em pontos determinados ou no local onde compraram. Os vendedores devem receber e armazenar o material em local adequado. É responsabilidade dos distribuidores e indústria a coleta e destinação correta desse material. O poder público deve articular a logística desse sistema e fiscalizar o seu correto funcionamento.