Publicado em: 08/08/2014 14:31

Estudantes de curso de qualificação profissional recebem certificado

Estudantes de curso de qualificação profissional recebem certificado Estudantes de curso de qualificação profissional recebem certificado

O trabalho de Qualificação Profissional realizado pela Administração Municipal, por meio da Secretaria do Trabalho e Divisão de Qualificação Profissional, em Ibiporã, já qualificou cerca de 10 mil munícipes, desde 2009. Nesta quinta-feira (07), duas turmas do curso de manicure e pedicure, ministrados através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), na área de Beleza, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), foram encerradas. Ao todo 34 estudantes, entre 18 e 50 anos, concluíram o curso e receberam o certificado profissional.

De acordo com a coordenadora de Qualificação Profissional, Sônia Martins os cursos oferecidos gratuitamente pela administração municipal, prepararam a mão de obra e fortalecem a economia da cidade. "É uma satisfação muito grande qualificar os cidadãos e contribuir para a melhora da renda das famílias de Ibiporã", afirmou ela. Sônia ainda enfatizou que as formandas, antes mesmo de concluírem o curso já estavam conquistando a renda própria e formando a cartela de clientes. "A área da beleza está em grande ascensão, independente de ser com carteira assinada ou autônomo, as alunas estarão no mercado de trabalho, tamanha é a procura dessas profissionais", expôs a coordenadora.

A Secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo lembrou sobre outro benefício que a Administração Municipal oferece. "Até o dia 22 de agosto, estaremos cadastrando, na Agência do Trabalhador, todos os trabalhadores autônomos que nos procurarem para que os serviços oferecidos por eles sejam divulgados na nossa agenda local de telefones, gratuitamente", alerta a Secretária.

O curso foi encerrado com uma grande confraternização onde foi entregue os certificados e um mini kit manicure com lixas, base e outras ferramentas que serão essenciais no dia-a-dia para desenvolver a nova profissão.

Novos cursos

A partir da próxima segunda-feira (11), três novos cursos estarão com inscrições abertas, são eles: Confeiteiro e Padeiro, que serão ministrados em 200 horas, pelo SENAI, através do PRONATEC da Indústria - MIDIC. É preciso ter no mínimo 18 anos. Também será ofertada duas turmas do curso de Operador de Computador pelo SENAC, para esse curso a idade mínima é 16 anos.

Os interessados devem procurar à Secretaria do Trabalho munidos de cópia do RG, CPF, comprovante de residência e escolaridade para todos os cursos e uma foto 3x4 para os cursos do Pronatec da Indústria.