Publicado em: 05/09/2014 16:55

Comitê Gestor da Micro e Pequena Empresa capacita servidores

Comitê Gestor da Micro e Pequena Empresa capacita servidores Comitê Gestor da Micro e Pequena Empresa capacita servidores

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (04), na Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Ibiporã, o I Encontro de Capacitação do Comitê Gestor Municipal da Micro e Pequena Empresa aos Servidores Municipais Envolvidos Diretamente com a Operacionalização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.  Participaram da capacitação, que contou com a presença do prefeito José Maria Ferreira, da consultora associada do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae) Paraná, Cláudia Pagani, secretários municipais e servidores diretamente envolvidos com o desenvolvimento econômico do município de Ibiporã, tais como tributação, finanças, licitação, compras e Vigilância Sanitária.

Servidores membros do Comitê apresentaram o que o município  oferece para atender aos microempreendedores e pequenas empresas no que se refere a Simplificação e Desburocratização, Tributação, Acesso ao Mercado, Agente de Desenvolvimento, Associativismo, Inovação e Tecnologia, Crédito e Financiamento e Educação Empreendedora. Também foram apresentadas algumas dificuldades enfrentadas pelo poder público na aplicação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em vigor no Brasil desde dezembro de 2006. "Desde que a Lei Geral foi municipalizada pelo prefeito José Maria Ferreira, em 2009, muito já foi feito pela Administração Municipal no sentido de apoiar o desenvolvimento sustentável das MPEs, porém há muito ainda o que avançar para estimular o surgimento e formalização das empresas, a melhoria da gestão e o aumento da competitividade", pontuou a secretária municipal do Trabalho e presidente do Comitê, Lourdes Narcizo.

Lourdes ressaltou que Ibiporã participa do Programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae/PR que tem como objetivo o desenvolvimento de um ambiente institucional municipal favorável a Microempresas (MPEs), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e os Micro Empreendedores Individuais (MEIs). "A Administração mantém uma consultoria com o Sebrae para orientar as ações do Comitê Gestor com base na Lei Geral 123/2006  e  as adequações necessárias conforme a realidade de Ibiporã, a fim de que os benefícios da formalização em nosso município possam proporcionar ao empreendedor um tratamento diferenciado promovendo o desenvolvimento econômico e social da cidade, visto que conforme dados do  Sebrae, as micro e pequenas empresas correspondem a 99% das empresas brasileiras, representando 22% do PIB nacional e gerando 60% dos empregos formais", comentou.

A secretária aproveitou a oportunidade para convidar os servidores a participar das reuniões quinzenais do Comitê Gestor, afim de aprofundar as discussões pontuadas na capacitação.

José Maria agradeceu o empenho de sua equipe e a parceria com o Sebrae e a iniciativa privada em trabalhar para a melhoria do município. "Tenho orgulho de contar com pessoas tão comprometidas e receber o apoio dos empresários para uma troca enriquecedora de ideias a fim de enfrentar os novos desafios. Trabalhando juntos, Ibiporã só tende a se desenvolver cada vez mais, e as micro e pequena empresas têm papel estratégico na economia local, seja pela pronta resposta que dão na geração de emprego, seja pela distribuição de renda ou pela pulverização de oportunidades que transformam a vida das famílias", enfatizou.

A consultora do Sebrae informou que Ibiporã se destaca na aplicação da Lei Geral e parabenizou o comprometimento do poder público em pensar o desenvolvimento local baseado na micro e pequena empresa.