SAMAE

Publicado em: 12/09/2014 09:11

Rede de água é ampliada em Ibiporã

Rede de água é ampliada em Ibiporã Rede de água é ampliada em Ibiporã

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Ibiporã, autarquia da Prefeitura, ampliou a rede de água em sete mil metros lineares, do centro da cidade até a PR 090, atendendo a ordem do Prefeito José Maria para que a água chegasse até a indústria Seara, que fez a solicitação pessoalmente a ele no mês passado. Agora, água encanada, tratada e de qualidade está chegando até as indústrias da região e também as famílias da Boa Esperança.

Para o gerente da Unidade Seara de Ibiporã, Hélio Godoi da Rocha, a administração municipal foi prestativa e atendeu a solicitação brevemente.  "Nós aqui na empresa temos três poços artesianos, porém não atendem mais a demanda da produção. Fizemos a solicitação ao prefeito, que através do Samae nos atendeu rapidamente. A água que o Samae nos oferece atenderá basicamente a fábrica  de ração de pet nova, que necessita de muita água. As outras duas que operam aqui na unidade conseguem se abastecer dos poços", explica Rocha.

Toda a rede de ampliação feita pelo Samae foi feito com recursos próprios da autarquia e gira em torno de R$ 500 mil. "Estamos sempre trabalhando para aumentar a abrangência de água em todo o município. A zona urbana é atendida em 100% e todas as regiões da zonal rural possíveis, atualmente estamos atendendo. Água das Abóboras, Três Figueiras, Jacutinga, Clube de Campo do Café, Itauna possuem sistema de água encanada", esclarece o diretor do Samae, Cláudio Buzeti. "Entretanto, procuramos ampliar a rede, porque o objetivo do Samae é fornecer água com qualidade para todos os setores do município" acrescenta.

De acordo com o prefeito José Maria, a água é uma das condições de desenvolvimento, crescimento e avanço de uma comunidade. "Ibiporã prova, cada vez mais, que sua autarquia tem condições de atender a demanda da cidade que cresce de forma grandiosa e consegue cumprir as metas de oferecer água de boa qualidade e em quantidade suficiente", afirma José Maria.

As obras de ampliação na rede de água não foram encerradas. Segundo Buzeti, será iniciada até a próxima semana uma nova rede. "Mais três mil metros de encanamento serão implantados do Posto da Polícia Rodoviária, na saída para Jataizinho, até a região de Clube de Campo do Café. A região já tem água encanada, mas está com algum problema de fornecimento. Com este serviço, uma rede mais grossa estará à disposição e vamos conseguir fornecer água para mais munícipes do local", adianta ele.

Um reforço na rede da Rua Ibraim Prudente da Silva também será feito pelo Samae. "A Administração Municipal irá duplicar a via e o prefeito José Maria já solicitou esse trabalho. Mais de dois mil metros de encanamento será usado na Avenida", garante o diretor do Samae.

Mesmo com todas essas ampliações e facilidades, o prefeito alerta a população para que poupem água. "Usemos a água de maneira consciente. Se fizermos um uso inadequado dela, não respeitando o limite da sua escassez, no futuro, as próximas gerações poderão ter dificuldade de se abastecer. Não é porque temos em quantidade que vamos jogar fora", expõe José Maria. "Especialmente em nosso caso o que estamos retirando do subsolo não foi a natureza que disponibilizou, nós quem estamos indo buscá-la. Sejamos conscientes. É desta forma que esperamos que a nossa população utilize esse bem sem medida de valor", previne o prefeito.