Publicado em: 22/09/2014 16:52

5ª turma do Bom Negócio Paraná inicia atividade

5ª turma do Bom Negócio Paraná inicia atividade 5ª turma do Bom Negócio Paraná inicia atividade

A Administração Municipal, por meio da Secretaria do Trabalho, iniciou na última terça-feira (16) a quinta turma do Programa Bom Negócio Paraná (PBNP). O programa é uma iniciativa do governo estadual, que apoia o empreendedorismo, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Fomento Paraná.

De acordo com o professor Daniel Barros, o curso acontece nos municípios devido à parceria firmada entre o Governo Estadual e as Prefeituras.  “O programa objetiva capacitar os micros, pequenos, médios e informais empreendedores, através das aulas presenciais divididas em módulos ligados à área empresarial, como Gestão de Negócios, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica e Empreendedorismo e Projeto de Vida”, explicou. “Desse modo, o programa contribui para o crescimento e fortalecimento do empreendedorismo, dos empreendedores e de seus empreendimentos”, acrescenta.

O curso é ministrado por recém formados em Economia, Direito, Administração e Ciências Contábeis de Universidades e Faculdades públicas do Paraná. Em Ibiporã, graduados da Universidade Estadual de Londrina (UEL) darão as aulas que vão abranger gestão: Financeira, de Negócios, Comercial, de Pessoas e Estratégica.

Para a secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo, o Bom Negócio Paraná é mais uma iniciativa que agrega às políticas públicas de trabalho que são desenvolvidas pela administração municipal, em Ibiporã. Desde 2009, isso acontece de forma sistêmica, atingindo a todos os setores da economia, além de proporcionar ao empreendedor ferramentas que auxiliam na gestão do negócio próprio.

“Os benefícios do curso são muito satisfatórios. A visão de empreender é diferenciada, através do curso Bom Negócio Paraná, porque oferece ao empreendedor mecanismos de planejamento de ações, conceitos da área comercial, marketing, vendas, compra e ainda ensina a utilizar ferramentas de gestão a serem aplicados imediatamente no empreendimento e também auxilia na tomada de decisões estratégicas da empresa", argumenta Lourdes.

Na ocasião, o Agente de Crédito, Adaueber de Paula, esclareceu sobre os benefícios do Curso Bom Negócio Paraná junto ao Banco do Empreendedor, onde a Fomento Paraná disponibiliza linhas de crédito (sujeito a avaliação de crédito, cadastro e regras do programa), com condições e vantagens especiais. “Uma delas, a possibilidade de redução na taxa de juros com a apresentação do certificado de conclusão do curso ou comprovação de participação, nos últimos cinco anos, em curso de capacitação, promovidos pelos parceiros do Programa Banco do Empreendedor com no mínimo 24 horas/aulas. A taxa de juros poderá variar, começando com 1,13 e podendo reduzir a 0,61% ao mês”, explicou ele.

De Operário à Empreendedor

Julio Cezar Ilheu Merquires está participando da quinta turma do Bom Negócio Paraná. Convidado pela Secretária do Trabalho, deu um depoimento falando sobre como se tornou empreendedor.

“Vim de Santa Cecília do Pavão para Ibiporã há cerca de cinco anos. Estava buscando novas oportunidades. Foi quando, em 2012, recebi um panfleto anunciando um curso de eletricista, oferecido pela administração municipal por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, do Pronatec. Imediatamente me inscrevi. Fiz o curso e comecei a trabalhar como auxiliar de eletricista na construção das casas do residencial Jamil Sacca onde já trabalhava como operário da obra. Depois de alguns meses, o eletricista que me contratou desistiu do serviço e me tornei eletricista encarregado, pois já havia concluído o curso.

Com o auxílio da Sala do Empreendedor, que funciona junto a Secretaria Municipal do Trabalho e Agência do Trabalhador, formalizei o meu negócio tornando-me MEI – Microempreendedor Individual. Consegui meu CNPJ e os benefícios que o mesmo oferece. Pretendo crescer ainda mais, principalmente para dar oportunidades àqueles que buscam melhorar de vida assim como eu. Vou aderir ao Simples, pois emprego cinco amigos meus e hoje sou empreiteiro de conjunto Said Mustapha Issa e agora peguei uma obra de  170 apartamentos em Londrina. Hoje venho fazer o curso do Bom Negócio Paraná para aprender a administrar meus negócios”, contou Merquires.

O prefeito José Maria elogiou a participação de todos que buscam no conhecimento o caminho para empreender. “Cumprimento a todos que estão aqui, vocês empreendedores que viram no curso a oportunidade de estruturar-se e melhorar a sua realidade econômica e social, colocando suas habilidades em favor da família e da sociedade. O Brasil é um campo propício à atividade empreendedora. É preciso estar antenados às oportunidades”, afirmou José Maria.

Os interessados em participar do próximo curso devem se inscrever na Agência do Trabalhador, junto ao Banco do Empreendedor na Avenida Dom Pedro II, 294, Centro.

Mais informações pelos telefones 3178-0223 e 3178-0224www.fomento.pr.gov.br