Publicado em: 29/09/2014 11:10

Prefeitura recolhe até 3m³ de entulhos de construção, madeiras e galhos

Prefeitura recolhe até 3m³ de entulhos de construção, madeiras e galhos Prefeitura recolhe até 3m³ de entulhos de construção, madeiras e galhos

O descarte incorreto de lixo, entulhos de construção, entre outros resíduos causa uma série de problemas para a cidade e também ao meio ambiente. Entupimento de bueiros e galerias pluviais, buracos no asfalto, assoreamento e contaminação dos rios são algumas das conseqüências dessa destinação incorreta.

Todos esses efeitos podem ser evitados se as pessoas agirem com cidadania e conhecimento. A Administração Municipal, através da Secretária de Obras, recolhe até 3m³ entulhos de construção, madeiras e galhos. "Duas vezes por semana, todas as quintas e sextas-feiras, é feita a coleta, desde que estejam devidamente separados", explica o Secretário de Obras, Alexandre Casagrande.Os munícipes que possuem esses resíduos devem comparecer à Secretaria de Obras, na Prefeitura, para fazer o pedido de recolhimento e pagar a taxa administrativa de R$ 25,92.

Os grandes geradores, aqueles que possuem mais de 3m³, em conformidade com Lei Municipal de Resíduos Sólidos, n° 2.449, de 18 de abril de 2011, devem também destinar corretamente os resíduos.  O parágrafo 19, afirma que "os grandes geradores são integralmente responsáveis pelos resíduos sólidos decorrentes de suas atividades, devendo suportar todos os ônus decorrentes da segregação, coleta, transporte, compostagem, reutilização e reciclagem, além da destinação final ambientalmente adequada, não podendo, sob qualquer forma, transferi-los à coletividade".

De acordo com Casagrande, móveis de madeira e sofás também são recolhidos, desde que estejam desmontados e os sofás, além de desmontados, separados da espuma e tecido porque são recicláveis e recolhidos pelo Samae, através da empresa Kurica que faz o serviço da coleta seletiva dividida em resíduos: recicláveis, orgânicos e rejeitos. "Em relação aos eletrodomésticos, orientamos as pessoas a procurarem os ferros velhos da cidade. Eles estão recebendo esse material", esclarece o secretário.

A Administração Municipal trabalha em parceira com o Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (DER), destinando esses resíduos que são recolhidos pela Secretaria de Obras no aterro do DER, local onde o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) autorizou a destinação.

Para mais informações entre em contato com a Secretaria de Obras através do telefone: 3178-8449.