Publicado em: 20/10/2014 12:23

UBSs e serviços de saúde são qualificados para melhorar atendimento

UBSs e serviços de saúde são qualificados para melhorar atendimento UBSs e serviços de saúde são qualificados para melhorar atendimento

Dando continuidade ao processo de tutoria do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde - APSUS, coordenadores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e dos serviços de saúde de Ibiporã reuniram-se na manhã desta sexta-feira (17) com a chefia do Departamento de Atenção Primária da Secretaria Estadual da Saúde - a médica e consultora Maria Emi Shimazaki e a enfermeira responsável pela atenção primária na Secretaria Estadual de Saúde, Maria Cristina Tanaka Arai.

Desde o início do ano a UBS do Jardim San Rafael e o Centro de Saúde Dr. Eugenio Dal Molin (Posto Central) participam de um projeto piloto cujo objetivo é estabelecer um plano de ação de padronização dos processos de trabalho para as unidades de saúde, a fim de garantir qualidade e resolutibilidade na Atenção Primária à Saúde.

A equipe da SESA recebeu os resultados das ações desenvolvidas e as metas das unidades de saúde para alcançar o selo bronze, da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que objetiva garantir mais segurança para o ambiente de trabalho e, consequentemente, para a população. O trabalho está sendo realizado em três níveis - gerenciamento de risco, visando garantir segurança aos cidadãos, gerenciamento de processos e melhoria da gestão.

Segundo Maria Cristina, o trabalho evoluiu bastante, com os gestores se aproximando de suas equipes, organização dos processos de trabalho e o atendimento diferenciado a diabéticos, hipertensos e gestantes. "Estamos fazendo a estratificação de risco de doenças para que os pacientes mais graves recebam um atendimento diferenciado, o que impactará positivamente nos resultados clínicos do tratamento. Também percebemos que a equipe está mais integrada e motivada", acrescenta a secretária de Saúde, Leilaine Furlaneto. Daqui a três semanas uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde virá a Ibiporã para analisar se o município concluiu todas as etapas para a obtenção do selo bronze.

De acordo com Maria Emi, o desafio é empoderar as pessoas para que elas acreditem que para a realidade atual da Atenção Primária do Estado pode ser melhorada, é necessário modificar o modelo do processo de trabalho a fim de alcançar melhores resultados das equipes, com foco na segurança do trabalhador e do cidadão, buscando o reconhecimento da população. "Esse grupo terá o domínio do método de trabalho proposto a ser desenvolvido, para que as equipes possam organizar sua agenda de trabalho melhorando os indicadores municipais", esclarece a consultora.

Inicialmente apenas os municípios de Londrina, Cambé, Fazenda Rio Grande e Colombo participariam do processo. Porém, graças ao empenho da secretária de Saúde, Ibiporã foi incluída no projeto.