Publicado em: 27/10/2014 15:11

Funcionários da UPA participam de capacitação em urgência e emergência

Funcionários da UPA participam de capacitação em urgência e emergência Funcionários da UPA participam de capacitação em urgência e emergência

Enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalharão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Ibiporã iniciaram na semana passada um curso de capacitação em urgência e emergência clínica e traumática. As aulas, teóricas e práticas, estão sendo ministradas pela coordenadora da UPA, Shirley Rezende, e a coordenadora de treinamento, Rosângela Domingues Pais, com o auxílio dos servidores da Divisão de Gestão e Saúde Ocupacional (DGSO), Setor de Epidemiologia e Secretaria de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura Municipal de Ibiporã.

Segundo Shirley, dentre os temas abordados estão acolhimento e classificação de risco, segurança no trabalho, protocolos assistenciais, técnicas de enfermagem, diferenciação de medicações utilizadas, capacitação para atendimento de parada cardiorrespiratória (PCR), Acidente Vascular Cerebral (AVC), técnicas de enfermagem e também para doenças que seguem rígidos protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde, como a gripe H1N1 e o ebola. Antes, os servidores também percorreram as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ibiporã para conhecer como está estruturada a rede municipal de saúde.

A capacitação prossegue até o dia 15 de novembro, quando será entregue a UPA 24 horas. Atualmente, 28 enfermeiros e técnicos de enfermagem realizam o treinamento. Outros 23 profissionais, a maioria aprovados em concurso público realizado em 2011, ainda participarão das aulas. Mais de 60 profissionais de saúde trabalharão na UPA, que terá capacidade para atender de 100 a 120 pessoas diariamente. "Embora seja uma equipe técnica, que tem experiência com outros trabalhos, é importante alinhar os conhecimentos e aplicação dos protocolos, para a segurança do nosso trabalho e rapidez e eficácia das intervenções adotadas nos atendimentos", argumenta Shirley.

Juntamente com o treinamento, os servidores auxiliam na montagem da UPA, já que ainda estão chegando equipamentos, móveis e medicamentos. Mais de R$2,5 milhões foram investidos na obra.

As Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h - são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde, em conjunto com estas, compõe uma rede organizada de atenção às urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e serão implantadas em locais estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.

A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência - SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.