Publicado em: 29/10/2014 15:02

Seminário amplia conhecimento sobre crédito às empresas

Seminário amplia conhecimento sobre crédito às empresas Seminário amplia conhecimento sobre crédito às empresas

Orientar as micro e pequenas empresas locais sobre linhas de créditos disponíveis para o setor. Este foi o objetivo do Seminário Regional de Crédito realizado na última semana, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã (Aceibi).

O seminário aconteceu simultaneamente em todo o Estado, por meio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR) e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Em Ibiporã, o evento foi promovido pelo Sebrae/PR, em parceria com a Administração Municipal, através da Sala do Empreendedor.

Durante o seminário, os empresários puderam esclarecer dúvidas sobre a obtenção do crédito e as possibilidades de linhas mais adequadas às necessidades de cada negócio. Além de informações mais completas sobre produtos, serviços e taxas de juros disponíveis às empresas.

A secretária municipal do Trabalho, Lourdes Narcizo, esteve presente no seminário, representando o prefeito José Maria Ferreira. Ela destacou a importância do evento para ampliar o conhecimento dos empreendedores quanto às formas disponíveis para financiar o crescimento das empresas.

O presidente da Aceibi, Mohamad El Kadri, após discurso na abertura do seminário, enfatizou que há muito recurso disponível no país, mas que é preciso saber onde encontrar e saber aplicá-lo.

A coordenadora da Unidade de Inovação e Competitividade do Sebrae de Curitiba, Ana Caroliny Bahniuk Brito, explicou que o intuito dos Seminários Regionais de Crédito é informar os empresários sobre as melhores linhas de financiamento disponíveis no mercado, além de poderem criar um canal de relacionamento dos empresários com as instituições financeiras.

Para o agente de crédito do Banco do Empreendedor, Adaueber de Paula Rodrigues, um dos benefícios da ação foi a oportunidade que os empresários tiveram para negociar apoio financeiro diretamente com representantes das entidades de concessão de crédito.

O gerente de Fomento e Desenvolvimento do Sistema Fiep, João Baptista de Lima Guimarães, apresentou as principais linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Os empresários presentes também assistiram palestras de representantes de instituições financeiras da cidade. O gerente da agência do Banco do Brasil em Ibiporã, Marcos Flecha, falou sobre a quebra de paradigmas do uso de linhas de crédito para o financiamento da atividade produtiva. Representantes da Caixa Econômica Federal apresentaram o portfólio de produtos e linhas de crédito que a instituição oferece ao mercado. O gerente de negócios do Sicoob, Claudio Schmitthannes, expôs os produtos comercializados e os objetivos de um banco de cooperados. Para finalizar, um representante do Sicred fez uma apresentação institucional e comentou as linhas de crédito disponíveis na cooperativa.

A analista de Desenvolvimento da Fomento Paraná, Cleia Delicoli, apresentou as linhas de crédito existentes no site da entidade com financiamento do BNDES e disponíveis na Sala do Empreendedor.