Publicado em: 03/11/2014 08:58

Empreendedores têm oportunidade para ampliar negócios com baixo custo

Empreendedores têm oportunidade para ampliar negócios com baixo custo Empreendedores têm oportunidade para ampliar negócios com baixo custo

Os microempresários ibiporaenses que desejam melhorar ou ampliar os negócios podem contar com o apoio do programa Banco do Empreendedor, uma linha de crédito de baixo custo, disponibilizada pela Administração Municipal, através da Secretaria do Trabalho, em parceria com o Governo do Estado e Agência Fomento Paraná.

O objetivo do Banco do Empreendedor é apoiar o crescimento e fortalecimento de micro e pequenas empresas locais e com isso impulsionar o desenvolvimento econômico do município. As pessoas físicas que estão iniciando um empreendimento ou que já exercem uma atividade produtiva, mesmo que informal, seja como empreendedor individual ou empresa e que possuem um faturamento bruto anual de até R$ 60 mil, podem se beneficiar da linha de crédito do programa. Também tem direito de participar as pessoas jurídicas que já possuam um negócio formalizado e com faturamento bruto anual de até R$ 360 mil.

Com o crédito, é possível financiar o capital de giro, que pode ser utilizado, por exemplo, na obtenção de matéria-prima, investimento fixo, para a execução de obras, reformas e compra de maquinários e investimento misto, que é a combinação dos dois primeiros. Os valores financiáveis dependem da finalidade do financiamento e do tempo de atividade do empreendimento.

Segundo o agente de crédito do Banco do Empreendedor em Ibiporã, Adaueber de Paula Rodrigues, as principais vantagens do programa são as baixas taxas de juros do financiamento e a facilidade na obtenção do crédito. "Os juros são baixos, não tem taxas de abertura e de manutenção e às vezes incide somente o IOF, o que é um grande atrativo. Além disso, os empreendedores que participam de cursos de capacitação em gestão de empresas por meio do Bom Negócio Paraná, obtêm juros menores, além de se capacitarem, o que ajuda na eficácia da aplicação do crédito no empreendimento", afirmou.

O Banco do Empreendedor foi reimplantado no município em 2010 e a partir desse ano, já atendeu 142 empreendimentos, de diversos segmentos como alimentos, estética, bijuterias, aluguéis de máquinas, vestuário, transporte, setor contábil, entre outros. Em valores, desde 2010, o programa já captou mais de R$ 900 mil. "Além dos benefícios aos micro empreendedores, através de um crédito diferenciado, orientado, de baixo custo e fácil acesso, o Banco do Empreendedor também fortalece a economia local, com a injeção de recursos e aumento de empregos. Porque um pequeno empresário que cresce, melhora a sua empresa e pode contratar um funcionário", explicou.

Os empreendedores interessados em participar do programa Banco do Empreendedor podem entrar em contato com o agente de crédito, Adaueber Rodrigues, nas dependências da Secretaria Municipal do Trabalho e Agência do Trabalhador, localizadas na Avenida Dom Pedro II, nº 294, centro de Ibiporã.

Mais informações pelos telefones (43) 3178 0223, 3178 0224 ou 3258 9355.