Publicado em: 05/11/2014 09:32

Ibiporã promove campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo

Ibiporã promove campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo Ibiporã promove campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará, no período de 8 a 28 de novembro, a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e sarampo. No sábado (08) as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Jardim Pérola, Vila Esperança, Bom Pastor, Serraia, San Rafael e o Centro de Referência de Especialidades Médicas de Ibiporã (Cremi – Rua Paulo Frontin, 267) estarão abertos, das 8 às 17 horas, para realizar a vacinação. No dia 22 também será realizado um Dia D de Mobilização.

O objetivo é manter a erradicação da poliomielite (paralisia infantil) e garantir a eliminação do sarampo no Brasil. A vacina contra a poliomielite será aplicada para as crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica e do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, Sebastiana Riechel, a meta é vacinar 95% da população menor que 5 anos de idade,  o que representa 2.831 crianças.

Já a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), será aplicada em crianças de um ano a menores de cinco anos. “Esta estratégia tem como objetivo resgatar menores de cinco anos ainda não vacinados e corrigir falha primária da vacinação contra sarampo e rubéola, visando garantir a manutenção do estado de eliminação do sarampo e rubéola no país”, informa Sebastiana. A meta é vacinar 2.510 (95%) das crianças nesta faixa etária em Ibiporã.

Os pais ou responsáveis devem levar a criança até o posto de saúde mais próximo de sua residência para que seja realizada a imunização. É importante portar o cartão de vacinação para o profissional de saúde verificar se as vacinas estão atualizadas.

A vacina oral poliomielite (VOP) é segura e são raras as reações associadas ao seu uso nas duas primeiras doses do esquema básico. Com a introdução da vacina inativada poliomielite (VIP) em 2012 substituindo estas duas primeiras doses, o risco é considerado baixíssimo. Quanto à vacina tríplice viral, são poucas as reações como febre ou dor no local da administração, sendo geralmente bem toleradas.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção é por meio da vacina.