Publicado em: 10/11/2014 17:09

Ibiporã comemora aniversário com desfile cívico e cultural

Ibiporã comemora aniversário com desfile cívico e cultural Ibiporã comemora aniversário com desfile cívico e cultural

A história de Ibiporã e as ações que estão sendo realizadas pela administração municipal em prol do cuidado e do crescimento de nossa "Terra Bonita" foram apresentadas em um belo espetáculo cívico e cultural na noite do último sábado (08), dia em que o município completou 67 anos de emancipação política. O tempo colaborou, a noite estava agradável e cerca de 10 mil pessoas compareceram à festa, realizada na Rua 19 de Dezembro, entre a Prefeitura e a Praça Pio XX.

Dentre as autoridades que prestigiaram o evento estavam o prefeito José Maria Ferreira, acompanhado da esposa, Eliana Eik Borges Ferreira, a vice-prefeita, Sandra Moya, a presidente da Câmara de Vereadores, Mari de Sá, vereadores, ex-vereadores, ex-prefeitos, prefeitos de cidades vizinhas, autoridades eclesiásticas, empresários e representantes da 17ª Regional de Saúde, Sesc e Sesi. Uma grande estrutura, com arquibancada, banheiro, segurança, água e telões de LED foi montada para oferecer mais conforto à população.

Os alunos da Escola Municipal Profª Ivanildes Gonçalves Nalin abriram o desfile trazendo a bandeira de Ibiporã. Acompanhando o grupo, integrantes do Club Motor Car de Ibiporã exibiram seus carros antigos e pioneiros esbanjaram simpatia durante sua passagem. Painéis dos projetos "Contos e Causos" e "Álbuns Urbanos", da Fundação Cultural de Ibiporã (FCI), registram a história e identidade de Ibiporã através de fotos antigas e relatos dos que desbravaram o município.

Ao som de músicas de Ivete Sangalo, Titãs, Elis Regina, Guilherme Arantes, Gonzaguinha e Queen, apresentadas pela Banda Cobra e Coral, secretarias municipais, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e a Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF) se esmeraram para mostrar visualmente ao público, com alegorias e adereços, as ações, projetos e políticas públicas desenvolvidos. Entre o desfile das secretarias, o Circo Tangará, da Cia Tangará, de Londrina, abrilhantou o evento com intervenções artísticas e circenses.

A frota veicular da Prefeitura (kombis, ônibus e microônibus para transporte escolar e de pacientes, retroescavadeiras, motoniveladoras, ambulâncias, automóveis, entre outros), também foi para as ruas, a maior que o município já teve em toda a sua história para a melhoria dos serviços públicos.

Cumprimentando a todos, José Maria elogiou o empenho dos secretários, diretores, servidores municipais e parceiros para mostrar cívica e artisticamente o que a administração municipal tem feito para proporcionar desenvolvimento e qualidade de vida à população. "No dia a dia temos que fazer malabarismos como os que vocês viram aqui para fechar as contas e prestar um bom serviço público. É com amor e comprometimento que nossa equipe trabalha para construir uma Ibiporã de paz, trabalho, justiça", ressaltou. "Foi uma festa bonita, onde as famílias puderam ter um momento agradável, de descontração e ainda mostrar tudo o que estamos fazendo. Desejo que Ibiporã continue percorrendo este caminho de progresso, caracterizado pelo acolhimento e sabedoria da população, e que Deus esteja sempre presente no caminho de todos", acrescentou Sandra Moya.

O último desfile cívico foi realizado em 2011. A administração municipal decidiu incluir este evento no calendário festivo de aniversário para aproximar o cidadão da cidade. "O cidadão tem o direito e dever de cobrar, fiscalizar, propor ao poder público o serviço que espera receber. E nada melhor do que receber esta prestação de contas do poder municipal no Dia da Cidadania de Ibiporã, que é em 8 de novembro", argumentou José Maria.

O encerramento do desfile cívico de prestação de contas contou ainda com um coro de "Parabéns a Você", show pirotécnico e apresentações da Banda Cobra e Coral.

A instrutora prática Andreia Aparecida Inocêncio gostou da forma encontrada pelo governo municipal para prestar contas à população. "Todos estão de parabéns. O desfile cívico e cultural é um formato interessante de saber o que está acontecendo na cidade o onde está sendo aplicado o dinheiro de nossos impostos", comentou. O topógrafo e presidente de bairro do Jardim San Rafel, Antonio do Prado, não sabia que a frota municipal havia recebido todo este incremento nos últimos anos. "Acompanho tudo o que está acontecendo em Ibiporã, e não sabia que a Prefeitura tinha tantos ônibus escolares. Moro aqui há 26 anos e nunca tinha visto tanta máquina. Isso é muito bom", elogiou. "Desejo a Ibiporã muito sucesso e a construção de ainda mais obras para que nossa "Terra Bonita" fique melhor do que já é", completou Prado.