Publicado em: 11/11/2014 11:30

Segunda dose da Vacina contra HPV está disponível em Ibiporã

Segunda dose da Vacina contra HPV está disponível em Ibiporã Segunda dose da Vacina contra HPV está disponível em Ibiporã

Todas as Unidades Básicas de Saúde de Ibiporã estão oferecendo, desde setembro, para meninas de 11 a 13 anos, que tomaram a primeira, a segunda dose da vacina contra o HPV, vírus causador do câncer de colo de útero. A meta do município é vacinar até dezembro 1214 meninas. Até o momento, 767 tomaram a primeira dose e 454 a segunda.

A aplicação da segunda dose é feita seis meses após a primeira e é fundamental para garantir a imunização contra o HPV até que receba a dose de reforço, em cinco anos. Para se vacinar, basta comparecer à unidade de saúde mais próxima da residência com a carteira de vacinação.

As adolescentes dessa faixa etária (11 a 13 anos), que ainda não tomaram a primeira dose, têm até dezembro para se vacinar e proteger do vírus, pois em 2015 meninas de 09 a 11 anos é que serão vacinadas.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica e do Programa de Imunização da Secretaria municipal de Saúde, Sebastiana Caetano Riechel, "a vacina oferecida pelo (SUS) é quadrivalente e oferece proteção contra quatro subtipos do HPV: 6, 11, 16 e 18. Os tipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo e os subtipos 6 e 11 por 90% das verrugas anogenitais", explica ela.

Esse tipo de câncer é o segundo tipo da doença que mais mata mulheres no planeta. Em 2012 a anomalia foi responsável pelo óbito de 256 mil mulheres, em todo o mundo. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que em 2014 devam surgir 15.590 novos casos da doença, somente no Brasil.

O Ministério da Saúde (MS) garante que a vacina é segura e recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), além de ser utilizada como estratégia de saúde pública em aproximadamente 1000 países que já aplicaram mais de 175 milhões de doses, desde 2006, sem registros de eventos que colocaram em dúvida a segurança da vacina.

Segundo Sebastiana, na 17ª Regional de Saúde, a qual Ibiporã, faz parte não houve nenhuma ocorrência de reações da vacina. "Mesmo segura e eficiente, a vacina não descarta o exame preventivo de câncer de colo uterino. A eficácia da vacina é de 96% e é um direito da mulher, entretanto, quando iniciar a vida sexual é muito importante que o exame preventivo também seja realizado uma vez por ano para detectar qualquer anormalidade no colo do útero", esclarece a coordenadora Vigilância Epidemiológica e do Programa de Imunização da Secretaria municipal de Saúde.