Indústria e Comércio

Publicado em: 17/11/2014 15:19

Ibiporã conquista unidade da Junta Comercial

Ibiporã conquista unidade da Junta Comercial Ibiporã conquista unidade da Junta Comercial

Ibiporã e cidades da região passam a contar a partir de agora com um escritório da Junta Comercial do Paraná (Jucepar). A entrega da nova unidade ocorreu na tarde desta sexta-feira (14), na Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã (Aceibi), e teve a presença do secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Horácio Monteschio, representando o governador Beto Richa, o presidente da Jucepar, Ardisson Akel, o prefeito José Maria Ferreira, a vice, Sandra Moya, a presidente da Câmara de Vereadores, Mari de Sá, o vereador Lafayette Forin, secretários e servidores municipais, o diretor presidente do Samae, Cláudio Buzeti, o presidente da Aceibi, Mohamad El Kadri, diretores, associados, autoridades policiais e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sicoob, Sicredi e Sebrae.

A unidade oferecerá serviços como alteração de dados e nomes empresariais, emissão de certidões e abertura de filiais. O objetivo é simplificar e desburocratizar o processo de registro empresarial, facilitando o trabalho de empresários e contadores. "A presença de um escritório da Junta Comercial no município representa um ganho de tempo na hora de abrir um negócio, por exemplo, pois não há a necessidade de profissionais como os contadores e até mesmo o próprio empresário se deslocarem para outras cidades para dar entrada no registro de sua empresa", ressaltou Akel.

A nova unidade da Jucepar é resultado de uma parceria entre a Aceibi, a Prefeitura Municipal de Ibiporã e a Junta Comercial do Paraná. O espaço, localizado junto a Aceibi, atenderá, além do município, outras cidades da região norte do Estado.

Nestes convênios, a Jucepar oferece apoio técnico e administrativo permanente, fornece materiais de segurança para a execução dos serviços de registro do comércio, mantém os sistemas de comunicação de dados e realiza o treinamento dos servidores e colaboradores. As entidades empresariais participam da parceria oferecendo local apropriado para a instalação da agência e os servidores necessários para o atendimento. Já a prefeitura - ou outro órgão da esfera municipal, estadual ou federal - cede os servidores públicos que atuarão como Relatores de Processos nas unidades regionais, responsáveis pela análise dos processos das empresas no órgão. A Prefeitura Municipal de Ibiporã cedeu dois servidores, além de ter realizado toda a movimentação política, por meio do Comitê Gestor da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, para que a parceria se concretizasse. "É uma satisfação participar deste momento histórico para Ibiporã, pois a instalação de uma agência da Jucepar é algo almejado por muitos municípios e representa um prestigiamento aos empresários locais e todos aqueles que dependem do serviço da autarquia. Esta gestão, iniciada em 2011, será marcada pela maior revolução já realizada no estado em termos de desburocratização de procedimentos, permitindo acesso mais positivo e propositivo àqueles que desejam empreender", enfatizou Monteschio. Dentro da proposta de desburocratização, simplificação, modernização e interiorização da Jucepar, a unidade de Ibiporã é o 21ª ponto de atendimento inaugurado na atual gestão, somando atualmente 61 agências presentes em todas as regiões do Paraná.

Akel agradeceu ao apoio e confiança dos sistemas de Associações Comercias e poder público municipal no trabalho da Jucepar. "Para mim é um momento de muita alegria estar aqui participando da inauguração de mais um escritório da Junta. A Jucepar é um órgão da comunidade, e deve facilitar os processos de abertura, alteração e baixa das empresas", defendeu o presidente da autarquia.

Akel também anunciou a implantação, nos próximos dias, da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim) em todas as prefeituras paranaenses. O sistema, que integrará as bases de dados de diversos órgãos municipais, estaduais e federais, é resultado de uma parceria entre governo estadual, Associação dos Municípios do Paraná e Sebrae-PR.

A RedeSim será gerenciada pela Jucepar, com apoio técnico do Sebrae. A implantação da RedeSim consta na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas do Paraná, sancionada no fim do ano passado.  Uma das metas é reduzir em até 90% o tempo de abertura de uma empresa.

O presidente da Aceibi agradeceu o apoio do poder público e comunidade aos projetos da associação. "Partimos da premissa de que nosso trabalho não tem cor, raça, tamanho, orientação política. Somos 100% Ibiporã e nossa luta é por uma cidade mais progressista, pujante, igualitária e feliz. A instalação de uma unidade da Jucepar é uma reivindicação de mais de 10 anos que
agilizará o trabalho do empresariado, oferecendo um serviço mais rápido, tranquilo e personalizado, além contribuir para o desenvolvimento econômico do município", expôs El Kadri.

José Maria comemorou mais esta conquista para Ibiporã no mês em que celebra 67 anos de emancipação política. "Durante muito tempo a Junta Comercial foi sinônimo de carimbo, da cultura do atraso, que atravanca o desenvolvimento. Com a mudança de postura da atual gestão, avançando para que a Junta Comercial seja a única porta de entrada para o registro empresarial, melhora-se a relação entre aqueles que querem investir e os que fazem o controle via Estado, liberando o empresariado para trabalhar, gerar emprego e arcar com os tributos", argumentou o prefeito.

Durante a solenidade também foram assinados o convênio de implantação da agência regional da Junta Comercial de Ibiporã, o termo de utilização do Sistema Empresa Fácil - RedeSim e entrega de certificados de conclusão de treinamento aos funcionários lotados no escritório de Ibiporã.

Serviço:

Junta Comercial - Agência Regional de Ibiporã