Publicado em: 17/11/2014 16:44

Administração Municipal inaugura UPA

Administração Municipal inaugura UPA Administração Municipal inaugura UPA

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ibiporã Dr. Justino Alves Pereira foi inaugurada pela Administração Municipal, no último sábado (15). Localizada à Av. Souza Naves, 1245, no Conjunto Henrique Alves Pereira (Serraia), a UPA 24h do município conta com 1410 m² construídos em uma área total de 3600 m². A obra foi edificada pela administração em parceria com o governo federal onde foram investidos R$ 3.843,795, 14, sendo R$ 1.688.392,33 do Ministério da Saúde e 2.155.402,80 de recursos próprios.

Estrutura de complexidade intermediária entre as Unidas Básicas de Saúde (UBSs) e o Hospital Cristo Rei, a UPA de Ibiporã, de acordo com a secretária unicipal de Saúde, Leilaine Furlaneto Rodrigues, dará suporte para as UBS e auxiliará no desafogamento dos atendimentos do hospital. "A UPA atenderá problemas pontuais. Caso o paciente precise de um acompanhamento específico precisará retornar à UBS, realizar os exames e fazer o tratamento adequado através do Programa de Saúde da Família (PSF)", explica ela.

Com a inauguração da UPA a secretária acredita em uma mudança de paradigma. "A saúde de Ibiporã está dando um salto gigantesco. Aqui ofereceremos atendimentos com toda a equipe (técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos - clínico geral e pediatras - farmacêutico, bioquímico), além de Raio-x e exames laboratoriais. Em uma hora teremos a condição de realizar 250 exames", complementa Leilaine.

A Unidade de Pronto Atendimento de Ibiporã é de porte 1, abrange de 50 a 100 mil habitantes, e terá a capacidade de realizar 120 atendimentos diariamente. O local conta com salas de pronto atendimento de urgência e emergência, clínica geral, pediatria, observação, isolamento, medicação, hidratação, inalação, eletrocardiograma, raio-x e necrotério.

O prefeito José Maria destaca que a UPA é um espaço privilegiado na área da saúde para todos os cidadãos de Ibiporã. "Inaugurar essa obra é extremamente satisfatório. Foi necessário muito emprenho e determinação, além de altos investimentos para intensificar os atendimentos na saúde dos ibiporaenses", garante José Maria. "A UPA representa uma nova etapa na área da saúde em nossa cidade, com mais qualidade e a busca de um atendimento efetivo ao cidadão que procura a unidade em urgência e emergência. E para que seja efetivo e qualitativo contamos com a colaboração de todos para que procuram a UPA só em casos de urgência e emergência ou quando as UBSs estiverem fechadas", esclarece o prefeito.

Ibiporã é um dos municípios brasileiros que se destacam na atenção à saúde. A Administração Municipal está investindo em 2014 25,45 % do orçamento total na área, mais que o recomendado de 15% pelo Ministério da Saúde. "A administração trabalha muito para atender as demandas da população. A UPA vem somar com todas as ações e programas que temos atendido na saúde do município", afirma a vice-prefeita, Sandra Moya.

A inauguração da UPA contou com a participação de diversas autoridades, familiares do Dr. Justino e a população, que puderam conhecer as instalações da nova unidade de saúde da cidade. Desde domingo (16), a UPA está atendendo aos munícipes.

Saiba quando procurar a UPA

- dor aguda;

- febre alta por mais de 24h;

- vômito e diarréia persistentes;

- queimadura;

- picada de animais peçonhentos;

- pequenas suturas;

- crise hipertensiva;

- alterações glicêmicas (diabetes descompensada);

- crise convulsiva;

- surto psicótico;

- intoxicação exógena;

- crise respiratória aguda;

- fratura não exposta

Quando procurar a UBS (Posto de Saúde)

- consulta eletiva;

- atendimento de enfermagem;

- aferição de pressão arterial;

- vacinas;

- curativos;

- pré-natal;

- puericultura;

- acompanhamento de programas de educação em saúde

Conheça mais sobre o Doutor Justino Alves Pereira, que nomeia a UPA de Ibiporã

Médico, político, precursor do Movimento Apaeano no Brasil e fundador da APAE de Ibiporã, Dr. José Justino Filgueiras Alves Pereira nasceu em Miraí (MG), em 1923. Estudou em Juiz de Fora e depois foi cursar Medicina no Rio de Janeiro.

Quando se formou, em 1948, resolveu exercer a profissão em Ibiporã, com o seu tio e também médico, Dr. Mauro Feu Filgueiras, no Hospital Santa Terezinha. A partir de então, acolheu Ibiporã como sua cidade.

Passados alguns anos, seu pai, Henrique Alves Pereira, vendeu a fazenda da família em Minas e veio atrás do filho, estabelecendo-se também no Norte do Paraná.

Na política, Dr. Justino foi vereador em Ibiporã, secretário estadual de Saúde do Paraná (no Governo Ney Braga) e também deputado estadual e federal. Foi chefe de gabinete do Ministério da Saúde (na gestão do ministro Mário Lemos - 1972-74) e do Ministério da Educação (gestão Ney Braga - 1974-78).

Como deputado federal, foi autor e responsável por implantar, na Constituição de 1967, as Leis Básicas de Proteção e Extensão de Benefícios aos portadores de necessidades especiais no País, que não existiam até então.

Foi fundador e co-fundador de várias APAEs pelo Brasil, entre elas a de Ibiporã (em 1968), a de Curitiba, e também o ILECE, de Londrina. Presidiu ainda a Federação Nacional das APAEs (FENAPAEs), de 1977 a 1981.

Pelos relevantes serviços prestados à comunidade, Dr. Justino foi homenageado pela Administração Municipal de Ibiporã no dia 25 de abril de 2012, em uma cerimônia marcante, no Cine Teatro Padre José Zanelli. Dr. Justino faleceu no dia 17 de novembro de 2012.