Publicado em: 25/11/2014 08:35

Primeira semana de atendimento na UPA é considerada tranquilo

Primeira semana de atendimento na UPA é considerada tranquilo Primeira semana de atendimento na UPA é considerada tranquilo

Inaugurada há pouco mais de uma semana, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ibiporã Dr. Justino Alves Pereira realizou entre os dias 16 e 20 de novembro 299 atendimentos e 15 exames laboratoriais. A UPA atende 24 horas e tem a capacidade para atender 120 pessoas diariamente.

De acordo com a coordenadora da UPA, Shirley Rezende, a primeira semana serviu para pequenos ajustes no fluxo interno da unidade. "Foi possível nestes primeiros dias estabelecer rotinas que necessitavam de uma prévia avaliação da demanda interna da UPA, como esterilização de materiais, encaminhamento de exames, entre outros", explica ela. "Fazer isso foi preciso porque nossa maior expectativa é prestar um bom atendimento de forma humanizada, segura e resolutiva aos pacientes que aqui chegarem", acrescenta Shirley.

Ainda segundo a coordenadora, o primeiro atendimento realizado na unidade foi no domingo (16), com a aplicação de antibiótico de medicação intramuscular (injeção), em um senhor. "Lembramos que esse tipo de procedimento é realizado em todos os postos de saúde, entretanto, em horários que estão fechados o paciente é medicado aqui na UPA, esclarece ela.

Valtecir Movio passou pela UPA três vezes nessa primeira semana. No dia 16 (domingo), levou o filho, dia 19 (quarta-feira), a filha, e no dia 20 (quinta-feira), ele mesmo passou por consulta. "Gostei muito do atendimento porque foi rápido. Tomei a medicação lá mesmo. O meu filho precisou fazer inalação e ficar em observação. Os profissionais foram muito atenciosos. Realmente fomos muito bem atendidos", garante Movio.

Os exames de raio-x ainda estão sendo realizados no Hospital Cristo Rei, porque o aparelho precisa  passar por uma nova validação, uma vez que foi feita alteração na parte elétrica. "A instalação do equipamento de instalação de filmes foi concluída na última sexta-feira. Estamos também esperando a homologação do concurso público para a contratação do profissional que realizará o exame, por enquanto estamos sem o profissional", expõe a coordenadora da UPA.

A UPA está atendendo aos finais de semana com três médicos clínicos gerais. Durante a semana são dois clínicos gerais, com exceção das terças-feiras que atende com um clínico e um pediatra. "Essa escala é provisória até a homologação do concurso", adianta Shirley. A previsão da secretaria de Saúde é que até janeiro o concurso seja homologado e que os profissionais aprovados sejam convocados e comecem a trabalhar imediatamente.

A UPA é uma estrutura de complexidade intermediária entre os postos de saúde e o Hospital Cristo Rei. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Leilaine Furlaneto Rodrigues, a UPA dará suporte para os postos e auxiliará no desafogamento dos atendimentos do hospital. "A UPA atende problemas pontuais. Caso o paciente precise de um acompanhamento específico precisa retornar à UBS, realizar os exames e fazer o tratamento adequado com os profissionais, através do Programa de Saúde da Família (PSF)", afirma Leilaine.