Publicado em: 26/11/2014 09:51

Assinada ordem de serviço para construção da UBS do Agenor Barduco

Assinada ordem de serviço para construção da UBS do Agenor Barduco Assinada ordem de serviço para construção da UBS do Agenor Barduco

O prefeito José Maria Ferreira assinou na noite nesta sexta-feira (21) a ordem de serviço para início da construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) La Fontaine Corrêa da Costa, localizada à Rua Ibrahim Prudente da Silva, no Conjunto Habitacional Agenor Barduco.

O evento, que integrou o calendário de comemorações pelos 67 anos de emancipação política de Ibiporã, contou com a participação do prefeito José Maria Ferreira, da vice, Sandra Moya, dos vereadores Orlando Ferreira e Lafayette Forin, da secretária e do diretor de Saúde, Leilaine Furlaneto e Ilto de Souza, demais secretários, diretores de secretarias, servidores, presidentes de associações de moradores, Nelson Fernandes Costa, representante da Norma Construções Civis LTDA, de Londrina, responsável pela obra, e moradores.

O terreno onde será construída a unidade de saúde pertence à Prefeitura Municipal de Ibiporã, possui quatro mil m² e encontra-se no entroncamento de todos os conjuntos habitacionais. Com 466,69 m² de área construída, a nova unidade de saúde é de porte 2, e contará com 32 ambientes, como salas de hidratação, sala de Agente Comunitário de Saúde (ACS), sala de coordenação, sala de espera, almoxarifado, farmácia, pré e pós consulta, CPD, sala de vacina, sala de nebulização, banheiros masculino e feminino e para cadeirantes e consultórios médico e odontológico, contemplando todas as exigências da Agência Nacional de Saúde (Anvisa). "A UBS terá uma equipe do Programa Saúde da Família (PSF) e também funcionarão todos os grupos de educação em saúde (hipertensão e diabetes, tabagismo, alongamento, acupuntura, caminhada, escuta e reflexão e gestante ("Oficina da Vida"). O objetivo é prestar um serviço de saúde de qualidade e o mais próximo possível da população, conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde", explicou a secretária de Saúde.

A unidade de saúde terá capacidade para atender uma média de 100 pacientes por dia, abrangendo cerca de sete mil habitantes dos conjuntos Azaléia, Kaluana, Agenor Barduco, Pedro Morelli, Afonso Sarábia, José Richa 1 e 2, Jamil Sacca, Miguel Petri, e Said Mustapha Issa, os dois últimos a serem entregues em dezembro. "A Administração Municipal está equipando o município com as melhores estruturas para atender ao cidadão ibiporaense. E não seria diferente com a zona sul, a que mais cresce no município. A região ganhará esta UBS, na próxima sexta será entregue a reforma e ampliação da UBS da Vila Esperança, que ficou praticamente um mini hospital, com capacidade para atender Ibiporã e região por muitos anos, o CMEI Pró Infância II, no Pedro Morelli, será inaugurado ainda este ano, uma escola para estudantes do 1º ao 5º ano será entregue no começo de 2015 e ainda estão sendo planejadas a duplicação de vias e a construção de ruas secundárias para melhorar o acesso aos conjuntos", pontuou José Maria.

Sandra Moya ressaltou o trabalho que a Administração Municipal tem feito para melhorar a qualidade de vida da população. "Vocês sabem o quanto temos nos empenhado para garantir saúde, educação e trabalho à população. E é com muita alegria que vivencio mais um momento de concretização de um projeto que assumimos", afirmou a vice-prefeita.

Durante a solenidade, José Maria informou que a construtora terá nove meses para concluir a obra. O prefeito também anunciou que a UBS do Agenor Barduco será entregue no dia 8 de novembro de 2015, aniversário de 68 de emancipação política de Ibiporã.

A UBS está orçada em R$885.962,15, sendo os recursos provenientes do governo federal, via Fundo Nacional de Saúde - Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (R$512 mil) e do próprio município (R$373.962,15). "Esta UBS é uma ganho importante para moradores, visto que a região está crescendo muito. Com todos estes investimentos vemos onde os impostos que pagamos estão sendo aplicados. Só temos a agradecer a administração José Maria e Sandra Moya pelo empenho em oferecer condições mais dignas de vida à população", comentou o presidente da Associação de Moradores dos Jardins Azaléia e Kaluana.

Investimentos em Saúde

A administração do prefeito José Maria tem investido cada vez mais nesta importante área, a saúde. Procurando atender mais cidadãos com qualidade, cinco postos de saúde, o do Jardim Pérola, Serraia, Bom Pastor, Vila Esperança e o Centro de Saúde, estão sendo reformados e ampliados, além da entrega, em 2012, de uma UBS no Jardim John Kennedy e a conclusão da reforma e ampliação do posto de saúde do Jardim San Rafael, em 2013. Também foi construída na atual gestão a Unidade de Atenção Primária e Saúde da Família Maria Braga Godoy.

Atualmente a cidade oferece 12 mil consultas por mês, sem contar os atendimentos realizados pelos enfermeiros. Entretanto, com a finalização de todas as obras que estão em andamento e a entrada em funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e das novas obras que serão iniciadas ainda este ano, como a construção das UBSs da Taquara do Reino e do Agenor Barduco, o município oferecerá 15 mil consultas mensalmente.

Em 2014, a previsão é que R$23 milhões sejam investidos em saúde no município, o que corresponde a 25,45% do orçamento total. Para 2015, está programado um recurso de R$25 milhões 986 mil, 21,39% do orçamento municipal. A legislação determina que sejam destinados 15% dos recursos para o setor.