Publicado em: 27/11/2014 10:08

Campanha preventiva contra câncer de mama e colo de útero é realizada neste sábado (29) Campanha preventiva contra câncer de mama e colo de útero é realizada neste sábado (29)

Neste sábado (29), das 8 às 16 horas, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promove mais uma edição da Campanha Preventiva Contra o Câncer de Mama e Colo de Útero em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da região urbana de Ibiporã. A meta é realizar 500 exames em mulheres entre 25 e 64 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde. Entretanto, todas as mulheres podem fazer os exames.

O câncer de mama é o que mais mata mulheres em todo o mundo. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), para o próximo ano a estimativa é que 57.120 novos casos da doença surjam no Brasil, isso equivale a 56,09 doentes a cada 100 mil habitantes.

Histórico de câncer de mama na família aumenta de quatro a seis vezes a possibilidade de desenvolver a doença, por isso  é indicado nesta situação que as mulheres iniciem os exames 10 anos antes da idade que foi descoberta a doença. Sedentarismo, excesso de peso, exposição a radiação ionizante, consumo de álcool e o envelhecimento são mais alguns fatores que favorecem o surgimento da patologia. Cerca de quatro em cinco mulheres desenvolvem o tumor após os 50 anos.

Prevenção com exames periódicos, alimentação balanceada, atividades físicas, manutenção do peso e amamentação estão associadas a um risco menor de desenvolvimento do câncer de mama. Cerca de 30% dos cânceres de mama são evitados com essas medidas.

O câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais freqüente e também atinge diversas mulheres ao redor do mundo. Em 2012 a doença levou a óbito 256 mil mulheres. Para 2015, só no Brasil, o INCA prevê que deva surgir 15.550 novos casos da doença.

Ainda segundo o INCA, o câncer de colo uterino geralmente acomete mulheres por volta dos 30 anos, progredindo rapidamente até chegar ao pico etário entre os 50 e 60 anos. Causado pela infecção genital do vírus Papiloma Humano (HPV), a doença pode ser diagnosticada rapidamente através do exame preventivo "papanicolau", sendo o tumor que mais apresenta cura se diagnosticado no início.

A coordenadora municipal da Divisão de Saúde, Rosângela Borges, avalia positivamente essa ação aos finais de semana. "Realizamos no sábado para oportunizar as mulheres que trabalham e não têm tempo de fazer os exames durante os dias úteis", explica ela. "Nosso objetivo é trazer o maior número de mulheres para as UBSs e fazer a prevenção. Caso não seja mais possível prevenir, queremos descobrir a doença o mais rápido possível. Por isso realizamos essa campanha diversas vezes ao ano, para a promoção da saúde das mulheres de Ibiporã", afirma Rosângela.

O trabalho preventivo realizado pela Administração Municipal de Ibiporã já foi reconhecido no Estado e é modelo para outras cidades. Mulher, previna-se! Participe desta campanha, realize os exames apresentando o CPF e o Cartão SUS.

Serviço:

Campanha Preventiva do Câncer de Mama e Colo de útero