Publicado em: 01/12/2014 16:15

Administração realiza audiência pública para discutir trânsito municipal

Administração realiza audiência pública para discutir trânsito municipal Administração realiza audiência pública para discutir trânsito municipal

A Administração Municipal realizou na última quarta-feira (26) audiência pública para apresentar e discutir com a comunidade questões relacionadas ao trânsito da cidade, como a criação do Departamento de Trânsito e Urbanismo Municipal, que será vinculado a Secretaria de Planejamento, a instituição da Junta Administrativa de Recursos e Infrações (JARI), implantação do Sistema Binário, rotatividade de estacionamento na área central e rotas alternativas para veículos de carga pesada.

Conforme a administração, a estruturação do Departamento de Trânsito e Urbanismo atenderá ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que atribuiu responsabilidades ao Município no Sistema Nacional de Trânsito. De acordo com o prefeito José Maria, a municipalização do trânsito de Ibiporã, além de atender ao CTB modernizará também a trafegabilidade da cidade. "Com o sistema binário, o fluxo do sistema viário será mais efetivo, pois a frota cresceu bastante nos últimos anos, entretanto, as ruas continuaram com o mesmo tamanho de anos atrás, não comportando mais eficientemente a frota atual", afirma o prefeito.

O sistema binário alterará a disposição do sentido das ruas, que ficarão com apenas uma direção. Se uma rua 'subir', a outra 'desce', com exceção das avenidas que continuarão com os dois sentidos. "Esse sistema será implantado na área central, começará na Rua Afonso Sarábia e terminará na Avenida André Sert contemplando também as ruas entre as Avenidas dos Estudantes e Paraná", explica a engenheira civil da secretaria de Obras, Gimeri Calsavara.

Ainda de acordo com Gimeri, haverá ruas específicas para caminhões de carga e de grande porte em horário comercial. "Com essa determinação, esses grandes veículos não poderão entrar durante esse período dentro das ruas do centro da cidade. Será regulamentado o acesso após esse horário", esclarece ela. "Durante o dia, para a carga e descarga orientamos que façam com cargas reduzidas e caminhões menores", acrescenta Gimeri.

O Departamento de Trânsito e Urbanismo Municipal será responsável pela fiscalização e concentrará de modo especializado as competências atribuídas pela legislação relacionadas ao trânsito. Dois órgãos estarão vinculados ao Departamento, a JARI que regulamentará os julgamentos dos recursos interpostos contra peculiaridades impostas pelo Departamento de Trânsito e Urbanismo, e o Fundo Municipal de Trânsito e Urbanismo, incumbido de gerir os recursos e aplicá-los na melhora do trânsito, conforme previsto no art.320 do CTB.

Mesmo sendo uma audiência pública sobre tema tão relevante, a participação da comunidade foi pequena. Entretanto, as pessoas que compareceram gostaram dos projetos apresentados pelo prefeito José Maria. Algumas fizeram questionamentos que foram respondidos na própria audiência. "Nosso objetivo é que a população esteja ativa e realmente participe dessas discussões que atingem o dia a dia dos cidadãos. Promovemos esses espaços para democratizar essa participação, mas poucos são aqueles que aproveitam a oportunidade", pondera o prefeito.