Saúde

 

Publicado em: 01/12/2014 16:43

Ibiporã apoia Dia Mundial de Combate à AIDS e realiza testes rápidos de DSTs


Whatsapp

 

Ibiporã apoia Dia Mundial de Combate à AIDS e realiza testes rápidos de DSTs Ibiporã apoia Dia Mundial de Combate à AIDS e realiza testes rápidos de DSTs

 

Nesta segunda-feira (1°) comemora-se o Dia Mundial de Combate à AIDS. A data foi instituída em 1987 e tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença. Apoiando a causa, a Administração Municipal, através da Divisão de Programas de Saúde, realiza nesta semana a Campanha de Combate à AIDS e neste sábado (06), a partir das 08 horas, no Centro de Referência de Especialidades Médicas de Ibiporã (Cremi), testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Orientações sobre prevenção, preservativos, doença e tratamento serão repassadas durante os testes.

 

A AIDS é causada pelo vírus humano da imunodeficiência (HIV), que ataca o sistema imunológico, deixando ainda todo o organismo suscetível a outras doenças oportunistas. A doença não tem cura, mas pode ser tratada com comprimidos antirretrovirais, entretanto, a medicação causa efeitos colaterais que variam em cada paciente.

 

Atualmente há no Brasil 700 mil pessoas soropositivas, dessas 150 mil não sabem que possuem o vírus. A cada ano 39 mil casos surgem no país, que possui 759 unidades que fazem o tratamento da AIDS gratuitamente. Mesmo com trabalho de conscientização do governo, distribuição de 500 milhões de preservativos masculinos e 12 milhões femininos em 2013, a taxa de infecção entre jovens de 15 a 24 anos, desde 2006 aumentou em 53%.  

 

Para a coordenadora da Divisão de Saúde de Ibiporã, Rosângela Borges, a irresponsabilidade do jovem em achar que nunca acontecerá com ele é um aliado no aumento de novos casos nessa faixa etária. "Os jovens acham que a doença nunca os atingirá e se caso acontecer é só tomar um remedinho e já sarou, mas não é assim. E o preservativo não protege somente da AIDS, mas também de diversas outras DSTs", garante ela.

 

No Paraná, em média, são registrados dois mil novos casos de HIV ou AIDS anualmente, o que reflete em mais de 500 mortes por ano. A Secretaria Estadual da Saúde aponta que até ano passado, 37.386 pessoas foram infectadas pelo vírus HIV no estado e estima que cerca de 20 mil ainda não sabem que convivem com o vírus. Atualmente 16.744 paranaenses realizam o tratamento, que é realizado gratuitamente apenas pelo SUS.

 

Em Ibiporã, desde 2009 há 40 casos confirmados de infecção do vírus HIV. Segundo Rosângela o sexo masculino é predominante e cerca de 64,28%,  dos pacientes estão na faixa etária entre 35 a 49 anos. Os casos confirmados na cidade são encaminhados ao Centro de Triagem e Aconselhamento (CTA) para fazer o tratamento em parceria com o Hospital Universitário (HU), que é referência no tratamento da região.

 

Previna-se! Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ibiporã oferecem gratuitamente o preservativo. Não fique na dúvida. Saber é um direito seu. Realize os testes neste sábado (06).

 

A UBS do Jardim San Rafael também realiza todas as quartas-feiras testes rápidos de DSTs/Aids. O endereço é Avenida dos Estudantes nº 2476. Mais informações: 3178 0327.

 

Serviço:

Testes rápidos de DSTs

Local: Cremi  (Rua Paulo Frontin, nº267)

Quando: Sábado (06/12)

Horário: Das 08 às 16 horas

 

 


Imagens