Publicado em: 04/12/2014 15:02

Dia de Combate à Dengue será realizado em Ibiporã neste sábado (06)

Dia de Combate à Dengue será realizado em Ibiporã neste sábado (06) Dia de Combate à Dengue será realizado em Ibiporã neste sábado (06)

Neste sábado (06), a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realizará o Dia de Combate à Dengue e Febre Chikungunya, a partir das 08h30, com passeata na Avenida Santos Dumont e Avenida Paraná. O objetivo da ação é alertar, orientar e esclarecer dúvidas da população, estimulando a eliminação dos focos e criadouros dos mosquitos do gênero Aedes, transmissor destas doenças. Durante a campanha, panfletos educativos serão distribuídos.

De acordo com o coordenador de endemias da Secretaria de Saúde, Luiz Augusto Loredo, durante toda a semana está sendo feito um trabalho nas escolas sobre o tema com os estudantes. "Com as crianças conseguimos conversar mais sobre o combate à dengue. Elas levam essas informações para casa, conversam com os pais. Auxiliam muito nesta troca de informações e combate aos criadouros", garante Loredo.

Loredo explica que não basta preocupar-se apenas com o mosquito adulto, é também fundamental o trabalho preventivo de combate aos criadouros dos ovos. "Atingir apenas o mosquito através do fumacê não é suficiente porque nos criadouros nascerão outros. É de extrema importância eliminarmos todos os focos, pois assim conseguimos eliminar o problema de forma definitiva", esclarece.

O verão é um período delicado no combate à dengue porque as chuvas corriqueiras da estação favorecem o nascimento de novos mosquitos. Pensando nisso, o prefeito José Maria determinou a abertura do teste seletivo para a contratação de 15 novos agentes sanitários temporários para atuarem durante a estação mais quente do ano.

"Essa determinação do prefeito irá beneficiar muito o combate à dengue. Nossa equipe atuará com 41 agentes sanitários, porém precisamos de muito emprenho de todos os cidadãos nesta luta. Mesmo com todos esses agentes não é possível, sem a colaboração dos munícipes, olhar cada palmo da cidade", alerta Loredo.

Em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Secretaria de Saúde está instalando novamente na cidade as ovitrampas, armadilhas que atraem as fêmeas que depositam os ovos dentro das armadilhas, evitando a proliferação de novos mosquitos transmissores da dengue. "Essa parceria permite que identifiquemos os locais da cidade com mais infestações do mosquito, a partir da quantidade de ovos depositados nas ovitrampas",explica o diretor de endemias.

Serviço:

Dia de Combate à Dengue