Publicado em: 08/12/2014 13:56

Ibiporã realiza Dia D de combate à dengue e febre chikungunya

Ibiporã realiza Dia D de combate à dengue e febre chikungunya Ibiporã realiza Dia D de combate à dengue e febre chikungunya

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realizou neste sábado (06) o Dia de D Combate à Dengue e Febre Chikungunya. Foi realizada uma carreata pelas principais ruas de Ibiporã e agentes de endemias distribuíram panfletos educativos em pontos de grande circulação de pessoas e blitze nas portas dos supermercados. Durante toda a semana passada a equipe de Endemias realizou um trabalho de conscientização com alunos das escolas municipais, sendo que a maioria delas promoveu ações nos bairros onde estão localizadas, como passeadas e mutirões de limpeza. Cerca de 50 servidores municipais participaram da ação.

O objetivo da ação, realizada nacionalmente, foi alertar, orientar e esclarecer dúvidas da população, estimulando a eliminação dos focos e criadouros dos mosquitos do gênero Aedes, transmissor destas doenças. O verão é um período delicado no combate à dengue porque as chuvas corriqueiras da estação favorecem o nascimento de novos mosquitos. Pensando nisso, o prefeito José Maria determinou a abertura do teste seletivo para a contratação de 15 novos agentes sanitários temporários para atuarem durante a estação mais quente do ano.

Em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Secretaria de Saúde está instalando novamente na cidade as ovitrampas, armadilhas que atraem as fêmeas que depositam os ovos dentro das armadilhas, evitando a proliferação de novos mosquitos transmissores da dengue.

Além disso, são realizadas contínuas de prevenção e combate à dengue, como os mutirões de limpeza por toda a cidade visando a remoção de possíveis criadouros do mosquito em materiais que acumulam água e o bloqueio da transmissão viral em residências com notificações.

Segundo a Secretaria de Saúde, do início do ano até agora Ibiporã registrou 1405 casos notificados de dengue, sendo 456 confirmados. Do total de casos positivos, 454 são autóctones (contraídos dentro do próprio município) e dois são importados.

Previna-se contra a dengue

Mantenha seu quintal limpo e sem lixo;

Use repelente;

Não deixe o corpo exposto, use roupas que protejam braços e pernas;

Use inseticida dentro de casa durante o dia, principalmente atrás dos móveis e em cantos escuros;

Instale telas nas janelas para evitar que o mosquito entre;

Mantenha as portas fechadas;

Lave a vasilha de água dos animais pelo menos uma vez por semana com água corrente, bucha e sabão;

Jogue no lixo tudo o que acumula água. Ex.: tampas de garrafas, cascas de ovos, latas, copos descartáveis, plástico de cigarro, etc;

Evite plantas que acumulam água, como as bromélias. Sempre coloque areia nos pratos de todos os vasos de plantas;

Tire folhas, galhos e tudo que possa impedir a passagem da água pelas calhas;

Deixe sempre a caixa d'agua fechada.

(Fonte: Secretaria de Saúde)