Publicado em: 10/12/2014 10:29

Autorizada licitação para reforma e revitalização do Terminal Rodoviário

Autorizada licitação para reforma e revitalização do Terminal Rodoviário Autorizada licitação para reforma e revitalização do Terminal Rodoviário

Uma obra muito aguardada pela população ibiporaense será finalmente iniciada. Neste sábado (06) o prefeito José Maria Ferreira e a vice, Sandra Moya, assinaram a autorização para licitação completa da reforma, ampliação e revitalização do Terminal Rodoviário José da Rocha Guedes. O evento integrou as comemorações pelo aniversário de 67 anos de emancipação política de Ibiporã.

Além do prefeito e da vice, a solenidade teve a participação da primeira-dama e presidente de honra da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), Eliana Eik Borges Ferreira, a presidente da Câmara de Vereadores, Mari de Sá, o vereador Marcos da Ambulância, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã (Aceibi)Mohamad El Kadri, secretários, diretores, servidores, presidentes de associações de moradores e população em geral.

Construído na década de 70, o Terminal havia passado por uma reforma em 1995, que abrangeu desde a cobertura até a troca de pisos, peças dos sanitários, revestimentos de azulejos, colocação de bancos, treliças, telhas, além de iluminação e pintura. Agora, o espaço passará pela sua maior reforma, com ampliação da área construída e revitalização do entorno. O projeto foi desenvolvido pelo secretário de Cultura e Turismo e arquiteto, Júlio Dutra, em parceria com a Secretaria de Planejamento.

Com investimentos previstos de R$750 mil, provenientes de recursos municipais, o prédio será ampliado em 300 m², passando a ter mais de mil m². O projeto contempla a modernização da infraestrutura, cobertura, reestruturação das plataformas de embarque e desembarque, substituição do piso e reforma e adaptação dos banheiros para pessoas com necessidades especiais.

O terminal ainda contará com comércio, totem eletrônico com o horário dos ônibus, internet gratuita, biblioteca, Centro de Informações Turísticas e um espaço que disponibilizará uma série de serviços de natureza pública, como emissão de Carteira de Identidade e de Trabalho. "É com grande alegria que anunciamos mais esta obra para nossa população. Estivemos aqui algumas vezes para estudar a melhor forma de reformar o terminal priorizando o conforto, a acessibilidade, funcionalidade e humanizando o atendimento aos usuários do Terminal. Estamos facilitando o acesso do cidadão às informações e serviços públicos para que enquanto aguarda o ônibus ele possa acomodar algumas situações que na correria do dia a dia tem dificuldade de agilizar. Esta é mais uma obra que demonstra a preocupação da Administração Municipal com o bem estar das pessoas", assinalou Sandra Moya.

José Maria lembrou que a Administração foi muito cobrada por esta reforma, porém, o governo municipal possuía outras prioridades, como investimentos em saúde, educação infantil e moradia. "Agora estamos preparados para dar a resposta a esta demanda da população. Por aqui transitam cerca de cinco mil pessoas diariamente, de Ibiporã, além de outras cidades e estados. A cidade cresceu, e merece um Terminal Rodoviário à altura de sua pujança. Certamente aqui será um local que a população terá orgulho de frequentar e mostrar aos visitantes", ressaltou o prefeito.

Mari de Sá agradeceu a Administração Municipal por assumir uma obra tão aguardada pela população. "Os nossos agradecimentos em investir em um espaço importante da cidade, que beneficiará não somente os usuários, mas o comércio do entorno", comentou a presidente da Câmara de Vereadores.

El Kadri parabenizou José Maria e equipe pelos projetos desenvolvidos no município, especialmente os que contemplam a população menos favorecida. "Ibiporã nunca viu tantas obras entregues. Obrigado a Administração Municipal pelo progresso que está proporcionando à cidade. A Aceibi é parceira do governo municipal, e está em pé e à ordem para servir os munícipes em tudo o que puder", afirmou.

Presente à solenidade, o pintor Sérgio da Silva Caus comentou que o viajante que apenas conhece o Terminal Rodoviário leva uma impressão errônea de Ibiporã. "Recebemos há pouco tempo um parentes italianos e tivemos que explicar que a cidade não estava degradada como aqui. Com a falta de manutenção, o espaço tornou-se inseguro, passando a ser frequentado por andarilhos e usuários de drogas. A reforma proporcionará condições mais dignas aos usuários, movimentará ainda mais o comércio do entorno e segurança a todos", pontuou Caus.

O processo licitatório para definição da empresa que assumirá a obra deve durar cerca de 30 dias. A previsão é que a reforma e revitalização do Terminal Rodoviário seja entregue em dezembro de 2015.

A Administração Municipal estuda a construção de outro terminal rodoviário em Ibiporã. "Estamos nos planejando para construir um novo terminal rodoviário fora do centro da cidade, próximo a saída para Jataizinho. A idéia é que o terminal atual seja apenas para ônibus urbanos. Isso se adequa às mudanças que ocorrerão no trânsito da cidade. Com essa nova construção, os ônibus de carreira (viagem) não mais passarão pelo centro ajudando no fluxo do trânsito, na área central", explica o prefeito. É importante ressaltar que ainda está em fase de estudos este projeto.